Topo

Queijo brasileiro lidera ranking de melhor do mundo organizado por site

Queijo canastra superou outros 50 tipos de queijo Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Do Nossa, em São Paulo

23/06/2022 12h19Atualizada em 24/06/2022 09h25

Um queijo brasileiro está na primeira colocação da lista de "50 melhores Queijos do Mundo", organizado pelo site "Taste Atlas". O queijo canastra ficou à frente de concorrentes poderosos, como gorgonzola e burrata. O resultado do ranking foi divulgado na terça-feira (21), no Instagram do site.

Produzido em Minas Gerais, o canastra tem a cor bem amarelada e gosto forte. Sendo servido no café ou comendo a parte, a iguaria cai bem em qualquer tipo de ocasião. A origem do nome dele vem da região da Serra da Canastra, no estado mineiro.

O Parque Nacional da Serra da Canastra é reconhecido pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como produtor do queijo, e fazem parte dele os municípios de Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Tapira.

Medalhas na Copa do Mundo dos Queijos

Em 2021, o Brasil conquistou 57 das 331 medalhas na Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, um concurso de produtos lácteos que foi realizado na França.

A medalha mais almejada na competição, a super ouro, foi para cinco competidores nacionais, sendo dois deles de queijo canastra, que são da canastra reserva do Ivair José de Oliveira (Serra da Canastra, MG) e Canastra Serjão maturado 100 dias, de Sergio de Paula Alves (Piumhi, MG).

Este ano, o Mundial dos Queijos será realizado em Inhotim (MG) entre 15 e 18 de setembro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Queijo brasileiro lidera ranking de melhor do mundo organizado por site - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade