Topo

Casal economiza dinheiro ao reformar apê de 44 m² com a ajuda da internet

Estilo boho e tudo o que acalma uma ansiosa: o superpoder do apartamento de Barbara e Elias, em Elorianópolis (SC) Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

16/06/2022 04h00

O sonho do apartamento próprio veio em plena pandemia para Bárbara e Elias Calandrini. Saindo do alugado onde moravam, nem se importaram com o caos que seria reformar e morar no mesmo lugar. Prevenida, ela tinha seu trunfo: a pastinha de referências foi sua salvação porque não havia dinheiro para contratar muitos profissionais.

"Pesquisava muitas ideias e guardava, antes de mudar. Como isso me ajudou muito, pensei em compartilhar também", conta. Dito e feito, nascia o @nossoapartamento_203, mostrando a reforma, as plantas que chegavam e a pintura que o casal mesmo fazia. Hoje, já somam 43 mil seguidores no Instagram.

O casal por trás da reforma: Barbara e Elias Imagem: Arquivo Pessoal
Sala de jantar do apartamento de Barbara e Elias Imagem: Arquivo Pessoal

Para você ter uma ideia, as próprias cores que a construtora entregou foram um ponto de partida para eles. "Os tons claros perto do bege foram meu norte. Joguei o estilo boho, com tons terrosos, que refletem bem minha vida. Sou paz e amor, riponga, amo óleo essencial tipo tangerina e lavanda. Tudo o que acalma a minha ansiedade vale muito", ri Bárbara.

Eu era uma pessoa que sempre queria mais, não tinha contentamento com nada. Esse apartamento me trouxe a ideia de valorizar as pequenas coisas. Ser feliz nos momentos singelos que passam despercebidos na casa"

Deslize a galeria abaixo e veja mais detalhes do apartamento.

Calmaria

Quarto do casal Imagem: Arquivo Pessoal
Decoração da sala de jantar e estar Imagem: Arquivo Pessoal

Mesa posta, cama posta, detalhes em cantinhos — tudo isso ocupa hoje a vida de Bárbara e Elias. É assim que os 44 m² assumiram uma personalidade tranquila em um bairro nobre de Florianópolis (SC). Com muito envolvimento da dupla.

Veja o painel ripado na varanda e acredite: foi obra deles usando poliestireno, material que custa um terço do valor da madeira. O jardim vertical preservado por ali é mais um que eles instalaram.

Varanda com painel ripado e jardim vertical Imagem: Arquivo Pessoal
Detalhes da decoração com plantas na varanda Imagem: Arquivo Pessoal

"Acho gostoso fazer essas coisas. A pandemia nos deixou esse legado de fazer e de criar conteúdo, o que hoje é meu trabalho", ela conta.

Dicas da Bárbara para dar identidade ao apê

Mesa de cabeceira do quarto do casal Imagem: Arquivo Pessoal
  • Bonito gastando pouco? Pesquise materiais que podem ser mais em conta. Bárbara queria uma bancada branca como as de quartzo e adaptou o sonho para o porcelanato, três vezes mais em conta, com efeito similar.
  • Plantas. "Temos muitas e elas arrematam os espaços. Dão vida, animam a casa."
  • Invista na cama posta. "Camadas de lençol, colcha e peseiras fazem a cama ficar com as de hotel e isso faz diferença no quarto. As almofadas são essenciais para dar altura. Viraliza bastante quando eu posto."

@s que me inspiram

@nosso2.0.2

“A Day tem um perfil bem parecido com o meu. É tudo delicado e traz aquele ar gostoso de aconchego, tons claros e mesas postas lindas. Tudo isso me inspira.”

@ape.zinho1102

“O apê da Gabi é escandinavo, industrial, a cozinha dela é maravilhosa, os drinks e a mesa posta são encantadores. Assim como a Day, a Gabi é uma pessoa querida e isso me inspira muito também.”

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Casal economiza dinheiro ao reformar apê de 44 m² com a ajuda da internet - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade