Topo

O prédio mais 'torto' do mundo não é a Torre de Pisa e está em Abu Dhabi

Capital Gate, o arranha-céu "torto" de Abu Dhabi que é comparado à Torre de Pisa - Artur Widak/NurPhoto via Getty Images
Capital Gate, o arranha-céu 'torto' de Abu Dhabi que é comparado à Torre de Pisa Imagem: Artur Widak/NurPhoto via Getty Images

De Nossa

08/06/2022 04h00

Do alto de seus 160 metros de altura e 35 andares, a torre Capital Gate em Abu Dhabi não é exatamente dos prédios mais altos do mundo ou mesmo dos Emirados Árabes — Dubai, logo ao lado, tem o maior edifício do mundo, o Burj Khalifa de 828 metros.

Mesmo assim, ela atrai os olhos de quem passa por parecer que vai cair, assim como outra famosa torre, a de Pisa.

O grau de inclinação de Capital Gate, no entanto, é mais de quatro vezes maior do que aquele da italiana, que tem curvatura de 4º. Já o edifício no emirado pende 18º para oeste, o que o tornou o prédio mais "torto" do planeta, segundo o Guinness World Records.

Capital Gate, o arranha-céu 'torto' de Abu Dhabi que é comparado à Torre de Pisa - ZZ3701/Getty Images/iStockphoto - ZZ3701/Getty Images/iStockphoto
Capital Gate
Imagem: ZZ3701/Getty Images/iStockphoto

Peça central do Centro de Exibições Nacional de Abu Dhabi, Capital Gate tem mais de 50 mil metros quadrados de área construída, sendo que destes cerca de 16 mil são utilizáveis como espaço de escritório. Para sustentá-la, foram necessárias 900 vigas, mais da metade reforçadas com concreto, que compõem uma fundação subterrânea de 30 metros de profundidade.

Ao site "Insider", o arquiteto Stefan Al, que estudou a estrutura para o seu livro "Supertall" (Superalto, em tradução livre), explicou que a inclinação de Capital Gate foi obtida com um "centro pré-arqueado". A fundação do prédio foi construída na direção oposta de sua inclinação para contrabalancear o seu peso.

Capital Gate, em Abu Dhabi - Ruan Bosman/Getty Images/iStockphoto - Ruan Bosman/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Ruan Bosman/Getty Images/iStockphoto

"Quando você entra em um arranha-céu, tende a haver elevadores e escadas de emergência no meio dele. E, frequentemente, o que arquitetos que desenham arranha-céus fazem é construir paredes muito pesadas ao redor de elevadores que servem para suportar o prédio", explicou.

No caso da torre torta de Abu Dhabi, a parte superior de sua fundação foi colocada sob pressão quando construída, algumas vigas foram "esmagadas", curvando-se na direção oposta do prédio para mantê-lo estável.

"Normalmente, associamos prédios curvados com falhas, como quando algo dá errado e a estrutura entra em colapso. Um prédio como este é uma afirmação dramática que mostra que foram capazes de desafiar a natureza de certa forma", conclui.

É possível hoje se hospedar também na torre inclinada, que possui em seu interior o hotel-boutique Andaz. Diárias custam a partir de 348 dirhams (R$ 453). Reservas podem ser realizadas através do site.