Topo

Stopover: como conhecer vários destinos pelo preço de um (ou quase isso)

Com stopover, é possível conhecer dois destinos com uma só passagem - Getty Images/iStockphoto
Com stopover, é possível conhecer dois destinos com uma só passagem
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Lucila Runnacles

Colaboração para Nossa

08/06/2022 04h00

Como visitar duas cidades com uma só passagem? Fazer um stopover. Isso significa adicionar um destino na sua viagem aumentando o tempo de conexão entre um voo e outro — desse jeito, é possível visitar também o local intermediário.

Geralmente essa conexão é oferecida pelas companhias aéreas em sua cidade-base de operações. Por exemplo, a Turkish Airlines permite uma "paradinha" em Istambul; a Air France, em Paris; a Qatar Airlines, em Doha.

Entre as vantagens desta modalidade de passagem está fazer com que a viagem não fique tão longa e cansativa. Além disso, algumas companhias oferecem essa opção sem cobrar nada do passageiro e outras cobram apenas uma pequena taxa pelo benefício.

Outro ponto positivo é que o stopover pode ser feito no começo ou no final da viagem, mas é preciso decidir isso na hora de comprar o bilhete.

Como compro uma passagem com stopover?

Passageiros saindo de avião - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Na hora de procurar os bilhetes pode ser preciso selecionar múltiplos destinos ou multi-city, que estão junto com as opções ida e volta.

Um exemplo seria sair de São Paulo com destino final Madri, voando pela TAP. O próprio site oferece uma parada em Lisboa ou Porto antes ou depois de chegar a Madri.

Outra opção é fazer uma simulação de voos marcando a opção ida e volta ou destinos múltiplos e escolher somente as opções com escala, as mais longas possíveis diretamente em buscadores de voo ou sites das companhias aéreas.

Só voo internacional?

Na maioria dos casos, é possível fazer um stopover quando a viagem é internacional, mas no Brasil algumas companhias aéreas também oferecem essa opção.

Ou seja, é possível comprar uma passagem de Porto Alegre a Fortaleza e ficar alguns dias em São Paulo passeando pela cidade, tudo com o mesmo bilhete.

Viajante sai de aeroporto - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Mesmo preço?

Em alguns casos o stopover pode custar um pouco mais por conta da taxa de embarque — como é necessário embarcar de novo em outro voo, terá que pagar a taxa de embarque desse aeroporto novamente.

Em outros casos as companhias cobram uma taxa fixa para permitir uma parada intermediária e outras oferecem o benefício de graça mesmo.

Vistos e exigências

Ao planejar um stopover, verifique antes se vai precisar de um visto para sair do aeroporto. Os Estados Unidos, por exemplo, exigem visto de entrada mesmo que o passageiro esteja em trânsito ou fique poucos dias por lá.

Bagagem

Antes de arrumar as malas, confira com a companhia aérea se eles permitem a retirada da bagagem durante o stopover. Algumas empresas não liberam a retirada da mala do aeroporto porque ao fazer o check-in a bagagem é enviada diretamente ao destino final.

Por exemplo: ao comprar um ticket para Nova York e fazer um stopover de 3 dias para conhecer Miami, é recomendado levar tudo o que vai precisar na bagagem de mão para os dias que vai ficar em Miami.

Conte com sua bagagem de mão para as paradas de stopover - Getty Images - Getty Images
Conte com sua bagagem de mão para as paradas de stopover
Imagem: Getty Images

Como fazer um stopover saindo do Brasil

Portugal

A TAP é uma das companhias que oferece um stopover diretamente em seu site. Na hora de comprar a passagem é só escolher essa opção e seguir as instruções. Ao comprar uma passagem para outro destino europeu, é possível fazer uma parada, na ida ou na volta, em Lisboa ou no Porto.

A companhia portuguesa permite que o passageiro fique de 1 a 5 dias em uma das duas cidades, sem cobrar uma taxa adicional por isso.

França

Com a Air France é possível conhecer a "Cidade Luz" e, de quebra, passar uns dias também em Amsterdã. No site da companhia aérea há opções de voo saindo de São Paulo ou do Rio para Paris, com parada por dias na capital holandesa.

Paris... - Getty Images - Getty Images
Paris...
Imagem: Getty Images
.. ou Amsterdã? As duas - Getty Images - Getty Images
.. ou Amsterdã? As duas
Imagem: Getty Images

Qatar

É possível voar de São Paulo até a Austrália e aproveitar para conhecer Doha, a capital do Qatar. A Qatar Airways oferece essa possibilidade, desde que a conexão seja por mais de 12 horas.

Quando estiver comprando o voo, para encontrar essa opção é só clicar na aba "Parada no Qatar" e escolher o número de dias que deseja ficar nesse destino.

Atualmente, brasileiros podem conseguir o visto (visa on arrival) para entrar no Qatar diretamente no aeroporto de Doha.

Turquia

A Turkish Airlines dá um passo a mais nesse quesito; os passageiros da classe econômica podem ficar uma noite grátis em um hotel 4 estrelas em Istambul durante um stopover ou escolher um tour pela bela cidade turca, sem pagar nada a mais por isso.

Para receber o benefício, a conexão em Istambul deve ser superior a 20 horas.

Istambul, na Turquia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Istambul, na Turquia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

São Paulo

Um stopover também pode ser feito em voos dentro do Brasil. A Latam permite que o passageiro faça uma parada intermediária em São Paulo e conheça a cidade enquanto faz uma viagem com escala ali, desde que os voos cheguem nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas ou Viracopos (Campinas).

Para garantir esse stopover, a reserva deve ser feita pelo WhatsApp indicado no site. A parada para visitar São Paulo pode ser de 1 a 3 dias.

A Azul e a Gol também oferecem esse benefício aos seus passageiros mas o tempo máximo permitido para ficar em São Paulo durante um stopover é de 2 dias.