Topo

Lembra delas? Pois é, as mesas de fórmica voltaram com tudo na decoração

Um clássico a partir da década de 1950, as mesas de fórmica vintage são queridinhas do décor - Reprodução/OBazar
Um clássico a partir da década de 1950, as mesas de fórmica vintage são queridinhas do décor Imagem: Reprodução/OBazar

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

06/06/2022 04h00

Quem não se lembra de uma mesa de fórmica, assim como armários, buffets e outros móveis na casa da infância ou então na dos avós?

O mobiliário feito em fórmica, material que é um laminado melamínico criado para revestimento de marcenarias em MDF, compensado e até outras bases, se tornou muito popular a partir da década de 50 e ajudou a tornar as mobílias mais acessíveis e coloridas nos lares brasileiros.

Isso aconteceu porque, além dos custos dos móveis em fórmica serem mais baixos se comparados aos de madeira maciça, o material ainda podia ser confeccionado em diversas cores e texturas.

"Vamos abrir a mesa?": extensor era uma mão na roda nos dias de visita - Reprodução/O Bazar - Reprodução/O Bazar
"Vamos abrir a mesa?": extensor era uma mão na roda nos dias de visita em casa
Imagem: Reprodução/O Bazar

Segundo a designer Ana Laura Gomes e a garimpeira Bia Betarello, sócias do projeto O Bazar, que garimpa móveis vintage, as paças de fórmica — sobretudo as mesas — estão de volta e são uma super tendência na decoração de interiores.

Há quem prefira inclusive manter os desgastes da peça, tais como ferrugem e oxidação, o que caracteriza realmente que a pessoa valoriza a sua história. Acreditamos que essa tendência tenha voltado justamente devido ao resgate da memória afetiva nos móveis e objetos" Ana Laura, designer

mesa de fórmica - Reprodução/O Bazar - Reprodução/O Bazar
Objetos de desejo: as mesas antigas garimpadas são disputadas para a decoração
Imagem: Reprodução/O Bazar

"As mesas de fórmica são as preferidas dos nossos clientes. Além de serem lindas, suas cores trazem charme e autenticidade para os interiores", completa Bia.

Os modelos antigos de mesas em fórmica também são muito funcionais pois, geralmente, veem com extensores, o que dinamiza o uso de acordo com o espaço físico e a necessidade.

A possibilidade de diferentes cores ajudou a popularizar as mesas de fórmica a partir dos anos 1950 - Reprodução/O Bazar - Reprodução/O Bazar
A possibilidade de diferentes cores ajudou a popularizar as mesas de fórmica a partir dos anos 1950
Imagem: Reprodução/O Bazar

Uma mesa cheia de lembranças

Na sala de jantar da designer gráfico Kelly Rhein Gerevini, que compartilha conteúdo sobre a decoração do seu lar no perfil @cenourasfrescas, a mesa de fórmica traz muitas lembranças de sua infância.

Essa mesa era dos meus pais, do início da década de 1980"

Mesa de fórmica, kelly - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

A mesa foi morar com ela logo que saiu da casa deles para fazer faculdade. "Sempre a quis. Meus pais substituíram a mesa com o passar dos anos, mas a guardaram para mim", diz. As cadeiras foram compradas posteriormente, pois eram perfeitas para combinar.

Mesmo com toda a idade, com os pés enferrujados, a mesa está maravilhosa e ainda será usada por muitos e muitos anos"

Mesinha multifuncional

A tendência das mesas de fórmica na decoração extrapola a sala de jantar e se estende para outros modelos de mesa, como as de centro e as laterais.

Uma mesinha pequena, multifuncional e super charmosa foi a peça escolhida pela diretora de criação Juliana Jabra, para compor a decoração de sua casa.

Mesa de fórmica juliana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Juliana e sua mesinha de fórmica herdada
Imagem: Arquivo pessoal

Herança de família, ela foi um presente dos avós para a sua mãe na década de 1960. "Minha mãe e a minha tia brincaram nessa mesinha a vida toda. Anos depois, foi a vez de eu e meus irmãos. Quando crescemos, foi passada para os meus primos. E, assim, foi usada por todas as gerações mais recentes da família", conta.

Em 2014, quando Juliana foi morar sozinha, ela pediu para ficar com a mesinha pois queria levar consigo a memória afetiva de sua infância.

Sempre que olho lembro da minha avó que já faleceu. Era uma pessoa muito querida, que amo muito e me sinto conectada até hoje"

Para que a mesinha de fórmica parecesse como nova, a mãe de Juliana pintou o ferro dos pés e colou a fórmica que estava descolando. "Hoje esse é, sem dúvida, o móvel mais especial que tenho em casa", revela.