Topo

Chile deve levar até 48 horas para reconhecer vacinação de estrangeiro

O novo prazo facilita a circulação de turistas, que antes precisavam planejar a viagem com antecedência para obter a validação do seu documento de imunização em tempo do embarque - Getty Images/iStockphoto
O novo prazo facilita a circulação de turistas, que antes precisavam planejar a viagem com antecedência para obter a validação do seu documento de imunização em tempo do embarque Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

06/06/2022 17h07

A Subsecretaria de Saúde Pública e a Subsecretaria de Turismo do Chile a simplificaram desde sábado (4) o processo para estrangeiros que queiram entrar no país. O processo de homologação do comprovante de vacinação agora está mais curto: ele deverá demorar, no máximo, 48 horas, anunciaram as autoridades.

O novo prazo facilita a circulação de turistas, que antes precisavam planejar a viagem com antecedência para obter a validação do seu documento de imunização em tempo do embarque.

Realizar o pedido de reconhecimento da carteirinha de vacinação não é obrigatório para a chegada ao Chile desde abril, mas é necessário para quaisquer visitantes maiores de 18 anos que se vacinaram contra a covid-19 fora do território chileno e que querem entrar em estabelecimentos ou utilizar serviços como transporte público.

Menores de 18 anos são isentos da apresentação do documento e, portanto, de todo este processo caso estejam acompanhado de maior vacinado.

Para completar o processo, o viajante deve preencher o formulário e realizar o passo a passo na plataforma mevacuno.gob.cl. Caso sua candidatura não seja avaliada no prazo, as autoridades concederão um Passe de Mobilidade Temporária com validade de 96 horas para que seja possível entrar e circular no Chile até a finalização do procedimento.

Se o comprovante de vacinação do visitante não for reconhecido ainda dentro do prazo de 96 horas do Passe de Mobilidade Temporária, o turista poderá circular até que o documento expire, mas deverá se submeter a um PCR ou teste de antígeno em laboratório regulamentado pelo ISP que, tendo resultado negativo, poderá substituir o passe por até 24 horas.

Para obter a aprovação, as autoridades chilenas levam em consideração o calendário de vacinação do país de origem do viajante. São reconhecidas pelo governo local as vacinas da Janssen, CoronaVac (Sinovac), Pfizer, AstraZeneca, Moderna, Sinopharm, CanSino e Sputnik-V.