Topo

No Rio Grande do Sul, você pode "voar" sobre os cânions deitado em uma rede

O inusitado passeio é realizado sobre o cânion Monte Negro, no município de São José dos Ausentes - Guilherme Lovatel/Rota Aventura
O inusitado passeio é realizado sobre o cânion Monte Negro, no município de São José dos Ausentes
Imagem: Guilherme Lovatel/Rota Aventura

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

05/06/2022 04h00

Os cânions do Rio Grande do Sul estão entre as maiores belezas naturais do Brasil e hoje contam com uma possibilidade de passeio bem diferente: "voar" sobre a paisagem em uma rede de descanso.

O inusitado passeio é realizado sobre o cânion Monte Negro, no município de São José dos Ausentes. Com o turista deitado ou sentado, a rede se move lentamente por cabos a cerca de 300 metros de altura, em um trajeto que dura 10 minutos e com os incríveis paredões rochosos e densa vegetação lá embaixo.

A pessoa vai protegida por um cinto de segurança, mas, mesmo assim, os níveis de emoção costumam ser altos.

Passeio com a rede visto de cima - Guilherme Lovatel/Rota Aventura - Guilherme Lovatel/Rota Aventura
Passeio com a rede visto de cima
Imagem: Guilherme Lovatel/Rota Aventura

O publicitário Diogo Scopel disse que sentiu temor ao entrar na rede, mas que logo o receio passou.

De repente, você se vê sobre aquele penhasco e vem um pouco de medo. Mas se você não olhar para baixo enquanto estiver na rede, sentirá um grande relaxamento. É uma mistura de sensações bem interessante".

Pessoas de quase todas as idades podem realizar a atividade — desde que, logicamente, não tenham medo de altura.

E a rede consegue levar duas pessoas ao mesmo tempo.Por esta razão, a brincadeira é bastante popular entre casais: no trajeto sobre o cânion Monte Negro, já houve até pedido de namoro.

Rede sobre cachoeira

O passeio com a rede suspensa também é realizado na cascata do rio Sepultura, no distrito de Criúva, em Caxias do Sul (RS) — e onde os turistas chegam a 85 metros de altura, com a linda queda d'água sob seus pés.

Rede suspensa passeia pela cascata do rio Sepultura - Divulgação/Rota Aventura - Divulgação/Rota Aventura
Rede suspensa passeia pela cascata do rio Sepultura
Imagem: Divulgação/Rota Aventura

E as fotos e vídeos feitos pelos viajantes no cânion Monte Negro e na cascata têm sido muito populares no Instagram, com as postagens ganhando milhares de curtidas.

O passeio é organizado por uma empresa chamada Rota Aventura, que informa que tais atividades não são permanentes. "São eventos pontuais com datas agendadas, que podem variar conforme a estação. E é necessário fazer a inscrição antecipadamente", informa a companhia.

Atualmente, o preço do passeio no cânion Monte Negro é de R$ 220 por pessoa. E, na cascata do rio Sepultura, é de R$ 120 por cabeça (os valores estão sujeitos a alterações).

Rede suspensa passeia pela cascata do rio Sepultura - Divulgação/Rota Aventura - Divulgação/Rota Aventura
Rede suspensa passeia pela cascata do rio Sepultura
Imagem: Divulgação/Rota Aventura

E a Rota Aventura oferece outras atividades de adrenalina na região dos cânions gaúchos, como salto de pêndulo sobre o cânion Monte Negro.

Mais informações: www.rotaaventura.com.br