Topo

Chef mineiro comanda restaurante concorrido na Disney: 'Capricho no alho'

O chef Marco Chaves deixou Governador Valadares aos 18 anos para tentar a vida nos EUA - Divulgação
O chef Marco Chaves deixou Governador Valadares aos 18 anos para tentar a vida nos EUA Imagem: Divulgação

Glau Gasparetto

Colaboração para Nossa, de Orlando, Flórida

03/06/2022 04h00

O cardápio do restaurante francês mais concorrido de Walt Disney World tem traços da cozinha brasileira. O responsável por isso é o chef Marco Chaves, que comanda a produção de mais de 3 mil pratos por dia no Be Our Guest, espaço gastronômico, dentro do Magic Kingdom, inspirado em "A Bela e a Fera".

Apesar de o menu trazer pratos do país que serve de cenário para o clássico, o chef Marco faz questão de garantir que as refeições sejam saborosas e bem temperadas, algo que aprendeu ainda em terras mineiras.

"Fui criado numa família que cozinhava muito e eu sempre ajudava. Porco, carneiro, boi, frango, peixe, sempre tive contato com comida no Brasil", diz. Tão logo chegou à maioridade, ele deixou Governador Valadares e embarcou para os Estados Unidos, instalando-se no Norte do país — mais especificamente em Boston.

Ali mesmo começou a trabalhar em restaurantes, tendo permanecido na região por uma década. "Foi lá que peguei amor pela gastronomia, me apaixonei pelo trabalho em restaurante", revela.

Já atuando como chef de cozinha, visitou a Flórida e os parques da Disney e ficou encantado com o que encontrou. Decidiu enviar currículo e buscar uma oportunidade, o que não demorou muito a acontecer.

Em pouco tempo surgiu uma chance e ele foi contratado logo após sua entrevista de emprego. "Já tenho 26 anos de companhia; vim para cá em 1996", orgulha-se ele, hoje com 53 anos.

O chef com o palácio da Cinderela ao fundo: há 26 anos na Disney - Divulgação - Divulgação
O chef com o Palácio da Cinderela ao fundo: há 26 anos na Disney
Imagem: Divulgação

Alho nunca falta

No cardápio do Be Our Guest, o principal toque da cozinha brasileira é o uso de alho no preparo dos pratos. "Sendo mineiro, a gente sempre usa um alho a mais, para dar mais tempero. É essa referência de sabor que a gente tenta trazer e é muito bem aceita", comenta.

Pimenta também tem espaço nas receitas do chef brasileiro. "A única coisa que eles pensam é que a gente come muita pimenta, mas a gente não faz comida apimentada. A gente gosta de pimenta à parte e isso pega o pessoal de surpresa, às vezes", conta.

Se os temperos são detalhes que ele faz questão de explorar nas produções do dia a dia, a verdade é que chef Marco já colocou vários pratos brasileiros em cardápios que ajudou a montar, como refogados, vaca atolada, moqueca de peixe e, é claro, pão de queijo.

Comandando um batalhão

Localizado na Fantasyland do Magic Kingdom, o principal parque do complexo de Orlando, o Be Our Guest é famoso por reproduzir o salão do castelo da Fera. A procura por um almoço ou jantar na casa é tamanha que as reservas costumam ser abertas com seis meses de antecedência e preenchidas em questão de horas.

O salão do Be Our Guest, inspirado em "A Bela e a Fera": reservas com 6 meses de antecedência - Divulgação - Divulgação
O salão do Be Our Guest, inspirado em "A Bela e a Fera": reservas com 6 meses de antecedência
Imagem: Divulgação

Marco Chaves está há quase 7 anos à frente da cozinha e comanda em torno de 250 funcionários durante o dia — o restaurante abre às 10 e fecha às 22 horas, com oferta de mesa para almoço e jantar. "São 12 horas de serviço e é completamente cheio, de ponta a ponta", afirma.

Conhecido por ser o maior restaurante da Disney — não só nos Estados Unidos, mas em todas as operações da empresa no mundo —, o Be Our Guest oferece mais de 500 assentos e se destaca pelo cardápio sofisticado e gourmet.

Ser o líder do Be Our Guest me traz muito orgulho por tudo o que a gente faz, não só pela quantidade de pessoas atendidas e refeições servidas, mas também pela qualidade da comida, que é fresca, feita na hora. E a gente faz tudo em casa, desde um caldo a um purê de batata, da sopa de cebola ao molho de vinagrete ou sobremesa"

Cardápio de 50 anos

Personagens no Walt Disney World ganharam cor dourada para as celebrações dos 50 anos do complexo - David Roark/Divulgação Disney - David Roark/Divulgação Disney
Personagens no Walt Disney World ganharam cor dourada para as celebrações dos 50 anos do complexo
Imagem: David Roark/Divulgação Disney

Quando Marco chegou à Disney, começou como assistente de chef, trabalhando no hotel que hoje leva o nome de Disney's Saratoga Springs Resort & Spa.

Depois, passou pelo Epcot, atuando nos restaurantes da Alemanha e do Canadá. Trabalhou no California Grill, espaço concorrido do Contemporary Resort, e foi chef do Artist Point, que serve comida do norte americano, no Disney's Wilderness Lodge Resort. Ainda foi chef do Cinderella's Royal Table, dentro do Castelo da Cinderela, no Magic Kingdom, antes de ser alçado ao cargo de chef do maior dos espaços gourmet.

Para os festejos de 50 anos de Walt Disney World, que começaram em outubro passado e vão até março de 2023, Marco se juntou a um grupo de chefs dos restaurantes do Magic Kingdom para elaborar pratos especiais especificamente para a celebração — todos têm algum tipo de referência, seja um personagem, uma atração dos parques, o gosto pessoal de Walt Disney ou mesmo um clássico da época da inauguração.

"São 26 anos de Disney e fazer parte de uma época dessas, de uma celebração dessas, é muito emocionante. Saber que a companhia está dedicando toda essa atenção para a gastronomia, que é minha paixão, é muito gratificante também. Para mim, sempre foi especial trabalhar aqui, mas agora, vivendo esse momento no Magic Kingdom, está realmente contando pontos a mais", finaliza.

* A repórter viajou a convite de Walt Disney World Resorts