Topo

Rio de Janeiro é eleita cidade com nome mais difícil de pronunciar no mundo

Vista área do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro - Getty Images
Vista área do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro Imagem: Getty Images

De Nossa

03/06/2022 14h39

O Rio de Janeiro ganhou mais um título esta semana: segundo um levantamento realizado pelo site do game WordTips, a Cidade Maravilhosa tem o nome mais difícil de pronunciar entre todos os destinos mundiais.

O recorde foi estabelecido através de uma análise dos dados do dicionário digital de pronúncia Forvo. Nenhuma cidade com mais de 100 mil habitantes teve seu nome mais repetido que o Rio até que o ouvinte conseguisse entender como se fala o termo, com 7 milhões de "plays".

Em segundo lugar ficou Tóquio, no Japão, com 4,1 milhões; em terceiro veio Chicago, nos EUA, com 1,8 milhões. Ainda completam a lista:

4º: Dublin, Irlanda: 1,8 milhões

5º: Londres, Inglaterra: 1,7 milhões

6º: Edimburgo, Escócia: 1,7 milhões

7º: Buenos Aires, Argentina: 1,5 milhões

8º: Melbourne, Austrália: 1,3 milhões

9º: Medellín, Colômbia: 841 mil

10º: Barcelona, Espanha: 805 mil

O levantamento conclui que o português é um idioma difícil de acertar não só pela complexidade de fonemas como pela variedade de sotaques e regionalismos espalhados pelo território brasileiro.

Fachada da estação de trem sinaliza a chegada à cidade de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, no País de Gales - FatManPhotoUK/Getty Images/iStockphoto - FatManPhotoUK/Getty Images/iStockphoto
Fachada da estação de trem sinaliza a chegada à cidade de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, no País de Gales
Imagem: FatManPhotoUK/Getty Images/iStockphoto

No entanto, por aqui, ainda achamos difícil de acreditar que o Rio seja assim tão desafiador e apostamos que existe uma campeã que levaria a coroa carioca: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, no País de Gales.