Topo

Casal pioneiro em Instagram de reformas mostra seu sobrado dos sonhos; veja

Depois de fazer sucesso no Instagram com a reforma do apê, agora é a vez da nova casa - Gutyerrez Erdmann
Depois de fazer sucesso no Instagram com a reforma do apê, agora é a vez da nova casa
Imagem: Gutyerrez Erdmann

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

02/06/2022 04h00

Quando o Instagram ainda era uma rede social duvidosa, na época do "será que vai pegar?", Débora Alcântara e Fernando Sobczak desbravaram um universo, em 2015: apostaram que a reforma de seu apartamento influenciaria outros brasileiros como eles e ouviram de muita gente que eles eram loucos, que isso só as blogueiras de moda e de beleza faziam.

Pois bem. Não só aquele apê foi um sucesso na internet — pinteresco como ele poucos —, como sete anos depois eles olham para trás do segundo andar. Moram agora num sobrado dos sonhos, em 200 m² no Paraná, felizes da vida. Pioneiros como influencers de decoração, se sentem felizes com a casa essencialista que estão erguendo.

 Fernando Sobczak e Débora Alcântara comandam o perfil @apartamento.33 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fernando Sobczak e Débora Alcântara comandam o perfil @apartamento.33
Imagem: Arquivo pessoal

No perfil @apartamento.33 eles mostram como chegaram ao endereço atual, um ano e meio atrás, com cada detalhe de uma reforma que não tem data para terminar. Bastou uma dose de coragem para abrir tudo quando ninguém estava disposto aos julgamentos alheios ainda.

De lá pra cá, sete anos se passaram, dois filhos — um a caminho — vieram e a maturidade em relação ao estilo também. Ainda assim, o casal toca o projeto atual feito pela Oma Arquitetura com envolvimento máximo e conceitos na ponta da língua.

O casal optou por uma decoração essencial, flertando com o minimalismo - Gutyerrez Erdmann  - Gutyerrez Erdmann
O casal optou por uma decoração essencial, flertando com o minimalismo
Imagem: Gutyerrez Erdmann

A começar pela escolha, Débora e Fernando queriam casa já com história, grama crescida e marcas do tempo. "Ao mesmo tempo, as questões estruturais desanimavam. Então escolhemos uma com estética downtown, nova", conta Débora.

O estilo moderno com toques clássicos, perto do minimalismo, o mesmo que os levou ao sucesso no apartamento anterior, está mais refinado.

A estética monocromática também foi adotada na casa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Detalhe do banheiro: formas arredondadas
Imagem: Arquivo pessoal
Aqui, detalhe do lavabo do sobrado - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
E escolhas ousadas no lavabo
Imagem: Arquivo pessoal

"Os espaços que mais gostávamos no apartamento eram mais monocromáticos, e pensamos em trazer isso para a casa. Assim surgiu a cozinha, com bastante curva nos espaços, elementos orgânicos, muitos arcos e círculos", ela diz.

Fernando, designer de produto, acostumado a desenhar eletrodomésticos, contribui com as mil referências que surgem na rotina de criadora de conteúdo de Débora. Assim, eles tentam criar algo único para viverem. Por isso, nem todos os espaços estão prontos ainda.

A chegada dos filhos (um a caminho) também influenciou no novo estilo de pensar a casa - Gutyerrez Erdmann  - Gutyerrez Erdmann
A chegada dos filhos (um a caminho) também influenciou no novo estilo de pensar a casa
Imagem: Gutyerrez Erdmann

Antes vivíamos um lar mais conceitual. Depois de ter filhos, a casa nunca está como queremos. Não temos mais a preocupação com a estética, e sim de que seja uma casa vivida, para viver"

Casa mutante

A estética mais limpa parece ser o segredo da cozinha. "Não tenho uma vida minimalista. Busco ter o essencial para vivermos bem. E acredito que mudamos com o tempo e gosto de casa que mude com a gente, que abra espaço para isso."

Meu Apê :: @apartamento.33 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Na sala, aquele clima de casa com história
Imagem: Arquivo pessoal

Embora numa casa maior, vale mesmo o aprendizado do processo: "A casa deve ser um lugar onde me sinto confortável e posso ser eu mesma. Hoje vale mais o sentimento que ela carrega do que exatamente aquele ideal que tínhamos", diz ela. Com muita razão.

Meu Apê :: @apartamento.33 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Detalhe do home office
Imagem: Arquivo pessoal
E da cozinha: poucas peças, bem selecionadas - Gutyerrez Erdmann  - Gutyerrez Erdmann
E da cozinha: poucas peças, bem selecionadas
Imagem: Gutyerrez Erdmann

Dicas da Débora para ter uma casa única

  • A casa deve abrir espaço para as mudanças, as evoluções e fases que vivemos.
  • Devagar se vai longe. "Está longe de terminarmos e isso é bacana, pois referências novas vêm de forma natural, sem pressão."
  • Abrace a reforma sem medo. "Envolver-se nos processos é essencial para entender a casa. E saber que reformar casa é diferente de um apartamento também é essencial."