Topo

Adeus às manchas e sujeiras encardidas: como limpar armários brancos?

Veja dicas de limpeza para os armários brancos da sua casa, desde a cozinha até o banheiro - Getty Images
Veja dicas de limpeza para os armários brancos da sua casa, desde a cozinha até o banheiro Imagem: Getty Images

De Nossa

27/05/2022 10h04

Os armários brancos fazem parte da decoração da casa de muitos de nós. A cor, embora seja curinga no décor, acaba por ser a que causa mais dor de cabeça na hora de limpeza — seja por sujeiras encardidas ou por manchas ao longo do tempo.

Para tirar as dúvidas sobre como limpar corretamente seus armários brancos, desde a cozinha até o quarto, conversamos com João Pedro Lúcio, técnico de Operações da Maria Brasileira, rede de franquias de limpeza e serviços residenciais e corporativos.

Quais os cuidados necessários para limpar armários brancos?

Os cuidados com a limpeza do armário vão depender, primeiro, de que material ele é feito, como madeira ou aço, e onde ele fica.

Por exemplo, na cozinha, o ideal é que a limpeza, especialmente da parte externa do armário, seja feita a cada 15 dias, pois trata-se de um local com maior probabilidade de sujidade devido ao cozimento dos alimentos, que provoca vapor e gordura, e que acabam se instalando nos móveis e objetos existentes naquele ambiente.

Antes de falar da limpeza, vamos falar primeiro das principais madeiras utilizadas para fazer armários:

  • MDF: apresenta composição homogênea, compacta e sem camadas aparentes;
  • MDP: sua aparência conta com camadas visíveis de madeira. É mais leve que o MDF, porém suporta mais peso;
  • Compensado: é feito com lâminas de madeira e é mais resistente à umidade;
  • Fórmica: é um material laminado, versátil e resistente à umidade e riscos.

Vale lembrar que nenhum desses materiais suporta produtos muito abrasivos, portanto considere esse fato ao escolher o produto que irá usar ou ao fazer qualquer mistura para limpar o armário.

Como limpar?

Conheça métodos e soluções para fazer a limpeza sem danificar seu móvel - Getty Images - Getty Images
Conheça métodos e soluções para fazer a limpeza sem danificar seu móvel
Imagem: Getty Images

Para limpar, inicie tirando o pó com um pano seco. Depois misture dois litros de água com duas colheres de sopa de detergente neutro.

Umedeça um pano ou esponja macia e comece a limpar a superfície em movimentos circulares.

Se o móvel for de MDF ou MDP, é preciso torcer muito bem o pano para não deixar o móvel muito úmido. Finalize passando um pano seco.

Existe alguma "solução mágica" para remover sujeiras mais resistentes?

Com o tempo, o móvel branco pode ficar com aparência amarelada, mas é possível remover o encardido utilizando uma solução caseira bem simples.

Faça uma primeira limpeza utilizando uma mistura de água e detergente neutro.

Em outro recipiente, misture o suco de um limão com bicarbonato de sódio. Depois de efervescer, umedeça um pano com a solução e esfregue diretamente nas manchas amareladas, fazendo movimentos circulares. Utilize um pano seco para finalizar a limpeza do armário.

Já o armário da cozinha merece um cuidado especial devido à gordura. Misture vinagre branco com água morna, coloque num borrifador e use apenas o necessário sobre a camada de gordura.

Deixe a solução agir por 10 minutos, depois borrife novamente mais um pouco da solução e limpe imediatamente com um pano macio.

Se for necessário, utilize uma esponja para ajudar a tirar a gordura mais impregnada no móvel, mas lembre-se de usar o lado macio para evitar danos ao acabamento do armário.

Quais produtos não são recomendados para a limpeza?

Jamais use produtos abrasivos como água sanitária ou esponja de aço, por exemplo, pois eles podem acelerar o desgaste da madeira. Outro cuidado é referente aos produtos a base de silicone, pois podem criar manchas de difícil remoção.

Em quanto tempo deve ser feita a limpeza e manutenção desses móveis?

Sem dúvida, a cozinha é o ambiente onde o armário está mais exposto à possibilidade de sujar, então uma limpeza mais pesada a cada 15 dias vai mantê-lo sempre em dia.

Cozinha

A cada dois ou três dias é possível fazer a manutenção da limpeza usando uma misturinha de água com detergente neutro.

Coloque num borrifador, e com o uso de um pano de microfibra, vai limpando os armários. Essa mistura também pode ser usada para manter a limpeza dos eletrodomésticos.

Sala e quarto

Armários da sala e do quarto podem ser limpos no dia da faxina da casa, afinal eles estão mais expostos ao pó, que é simples de limpar.

Banheiro

O armário do banheiro também pode ser limpo no dia em que ele for lavado. Nesse ambiente, a preocupação com a higiene e limpeza deve ser maior com a pia, o vaso sanitário e a área do box.