Topo

Pimentão é saboroso e versátil; veja dicas e aprenda 12 receitas diferentes

Além do clássico recheado, pimentão entra em várias outras saborosas receitas - Getty Images
Além do clássico recheado, pimentão entra em várias outras saborosas receitas
Imagem: Getty Images

Thaís Lopes Aidar e Glau Gasparetto

Colaboração para Nossa

26/05/2022 04h00

Ingrediente corriqueiro na mesa brasileira, o pimentão pode não ser unanimidade, mas conquista a maioria dos paladares. Responsável por dar cor e sabor aos pratos, é consumido, principalmente, nas três versões mais conhecidas — verde, vermelho e amarelo. Apesar disso, pode ser encontrado em outras cores, como laranja e roxo.

A variedade de tons tem a ver com seu estágio de maturação. "O verde é o menos maduro e, também, o mais barato. Já os outros costumam custar até o dobro, por serem mais delicados e perecíveis, além de consumirem mais água, adubo e mão-de-obra até estarem no ponto da colheita", resume o chef Thiago Ribeiro.

Ainda que o pimentão verde seja o mais abundante nas feiras e supermercados, os maduros são melhores opções no preparo de pratos. Isso ocorre, principalmente, porque o sabor também muda com a maturação, ficando mais suave e adocicado.

Variedade de pimentões - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Variedade de pimentões
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Na hora da compra, a regra é sempre a mesma: escolha os pimentões mais firmes e brilhantes, com cabos bem verdes, e sem pedaços murchos. Um detalhe, porém: como costuma liderar a lista de alimentos submetidos a agrotóxicos, é interessante apostar na versão orgânica.

Geralmente os pimentões orgânicos não costumam ser tão bonitos, mas, com certeza, são os mais saborosos, sobretudo nas saladas. Não deixe de provar, se tiver a oportunidade" opina o chef Chico Mancuso, do Rincon Escondido.

Versatilidade na cozinha

Quem não tem intolerância pode aproveitar o pimentão de diferentes maneiras, inclusive consumi-lo cru. Em todos os casos, a dica principal para evitar que não pese no estômago é tirar todas as sementes e a parte branca, interna. "No caso do verde, para ser menos indigesto, recomenda-se tirar também a pele", ensina Thiago Ribeiro.

Salada com pimentões grelhados - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Salada com pimentões grelhados
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A essa altura, já deu para entender que o fruto é versátil, certo? O pimentão se sai bem em patês, geleias, recheio de massas, saladas, guisados, empanados, assados de carne, em risotos e tantas outras ideias. Até em sobremesa pode ser viável.

O chef revela sua preferência pelos pratos aquecidos, como pimentões cozidos ou assados.

A energia aplicada pelo calor faz com que a água existente no pimentão se agite. Esse processo deixa a textura mais aveludada. O seu aroma fica mais acentuado, liberando um perfume floral e adocicado", descreve Thiago.

O clássico recheado

Pimentão recheado - Getty Images - Getty Images
Pimentão recheado
Imagem: Getty Images

Entre as muitas possibilidades, a versão que se destaca é o pimentão recheado, prato frequente na cozinha brasileira. Nem é necessário cozinhá-lo antes, uma vez que a cocção é rápida. Em relação ao corte, depende do cozinheiro, do tamanho do fruto e do recheio.

"Se o pimentão for grande, o corte longitudinal (do cabo à base) é melhor e facilita o cozimento — só não tire o talo para não perder a estrutura e desmontar. Nos pequenos e de recheios cozidos, os cortes horizontais ou cones são boas opções", recomenda Thiago.

Dentre as possibilidades de enchimento, ele sugere a clássica carne moída com molho vermelho espesso, que pode ganhar salpicadas de ervas frescas, ovos cozidos em pedaços e cobertura de queijo meia-cura gratinado no forno.

Um pimentão, nove cortes

Pimentões cortados a Julienne - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pimentões cortados a Julienne
Imagem: Getty Images/iStockphoto
Pimentão cortado em aneis - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pimentão cortado em aneis
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Os pimentões também são versáteis nos cortes. Tanto que não existe um modo correto de cortá-lo, porque isso varia de receita e depende também da apresentação que o cozinheiro quer dar ao prato. Os principais formatos são:

  • Cone: retirar a tampa no topo, ao lado do caule (ideal para rechear);
  • Barca: corte ao meio, na longitudinal (igualmente bom para rechear);
  • Filé: corte na longitudinal, em lâminas largas (para saladas, recheios e compotas);
  • Anel: corte de cima para baixo, em formato de anéis (bom para ensopados e saladas);
  • Julienne: corte em tiras finas e uniformes (usado em saladas e recheios);
  • Bastonetes: corte em tiras mais largas (para cozidos e compotas);
  • Brunoise: corte em cubinhos (bom para vinagretes e molhos);
  • Jardineira: corte em quadradinhos (ideal risotos e massas);
  • Paysanne: corte em formato de losangos (ótimo para guisados de carne)

Cozimento é rápido

Praticidade é outra característica atrelada ao pimentão, uma vez que não demanda muito tempo de cocção para ser consumido. Cozido em fervura, bastam 10 a 15 minutos numa panela com água fervente. Na pressão, 5 a 8 minutos são suficientes.

Pimentões assados: atenção que eles ficam prontos rapidinho - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Pimentões assados: atenção que eles ficam prontos rapidinho
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Se a intenção é assá-lo, é só levar ao forno a 180 °C por cerca de 20 minutos, mesmo tempo indicado para churrasqueira, em brasa, sem contato com a chama.

A agilidade ainda se verifica na hora de tirar a pele para preparos variados. No livro "400g - Técnicas de Cozinha", de Betty Kövesi, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli, há duas dicas de ouro para facilitar a vida de quem vai usar o ingrediente:

  • Para retirar a pele de um só pimentão: espete-o no garfo e deixo-o sobre a boca do fogão, virando sempre, de modo a queimar a pele. Quanto estiver queimada, desligue o fogo e abafe-o em saco plástico por alguns minutos. Amornou? Aí é só colocar sob água corrente e retirar a pele com as costas de uma faca;
  • Para retirar a pele de vários pimentões: unte-os com óleo e leve ao forno acima de 300 °C por apenas alguns minutos - tempo suficiente para queimar a casca. Tire com cuidado, abafe-os e repita o processo como no caso individual.

Temperos e combinações

Para temperar o pimentão, azeite, sal e pimenta não podem faltar. Mas não é só esse "triângulo amoroso" que combina com o fruto. Para o chef Thiago, diversos temperos secos são bastante indicados, como noz-moscada, folhas de louro, alho, cebolinha, salsinha e alecrim. Além disso, ele garante que o shoyu de coco proporciona um sabor incrível.

Já o chef Chico, orégano e tomilho são companhias imprescindíveis, sobretudo em antepastos. Entre as combinações, o especialista defende o combo de pimentão com ovos e queijo e, também, o duo pimentão e bacon.

Fajita vegana, com pimentões e cogumelos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Fajita vegana, com pimentões e cogumelos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Armazenamento de até 8 meses

Por ser delicado, este alimento tende a estragar com certa facilidade. Assim, a conservação na geladeira dura, no máximo, 4 dias. "Desde que esteja lavado, seco, embrulhado no papel-toalha e dentro de um saco do tipo 'ziploc', para que não fique viscocoso", ressalta o chef Chico Mancuso.

Agora, se a ideia for congelar, pode ser armazenado por até 8 meses — basta escolher pimentões maduros, lavá-los e fazer o processo de branqueamento (fervê-los rapidamente e, depois, colocá-los em água fria).

Corte no tamanho desejado, deixe esfriar e seque com bastante cuidado. "Por fim, separe em porções e guarde em recipientes próprios para congelamento", ensina o especialista.

Receitas
para saborear pimentão

Aproveite a versatilidade do pimentão e prepare diferentes pratos com o ingrediente:

Minipimentões recheados

Minipimentões recheados - Divulgação - Divulgação
Minipimentões recheados
Imagem: Divulgação

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo preparo: 60 minutos
Rendimento: 30 porções

Ingredientes

  • 30 minipimentões
  • 30 azeitonas verdes sem caroço
  • 30 dentes de alho descascados
  • 4 colheres de sopa de shoyu de coco
  • 1 folha de louro
  • Ramos de orégano fresco
  • Pimenta em grãos ou flocos
  • Sal a gosto
  • Azeite extravirgem a gosto
  • Óleo de coco extravirgem a gosto

Modo de preparo

Para começar, preaqueça o forno a 160 °C. Corte os cabinhos dos minipimentões e descarte os talos e as sementes.

Insira os dentes de alho dentro das azeitonas e, depois, insira as azeitonas dentro dos minipimentões.

Acomode os pimentões em uma forma com a parte cortada voltada para baixo, sem sobrepor um ao outro.

Regue com azeite a gosto e shoyu de coco (para adocicar e eliminar o forte aroma do alho), salpique sal a gosto, coloque o louro, o orégano e a pimenta e cubra a forma com papel-alumínio.

Leve os minipimentões recheados para assar por cerca de 20 a 30 minutos - se desejar, pode retirá-los do forno quando a textura já estiver macia.

Ao retirar os pimentões do forno, mantenha a forma completamente fechada e deixe descansando por 10 minutos.

Em um vidro esterilizado, coloque camadas de pimentão, regando sempre com o óleo de coco extravirgem. Tampe o vidro e guarde na geladeira. Deixe descansar por 5 dias antes de consumir.

Receita do chef Thiago Ribeiro.

Pimentão grelhado recheado com ovo

Pimentão grelhado recheado com ovo - Divulgação - Divulgação
Pimentão grelhado recheado com ovo
Imagem: Divulgação

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo preparo: 12 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 2 pimentões vermelhos ou amarelos
  • 200 g de queijo mussarela em cubinhos
  • 50 g de copa fatiada
  • 4 ovos
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Páprica a gosto
  • Azeite de oliva extravirgem a gosto

Modo de preparo

Corte os pimentões ao meio, de maneira longitudinal, e retire todas as fibras brancas e sementes com cuidado, para não furar o pimentão, obtendo 4 porções. É importante escolher os mais simétricos possíveis para facilitar na hora de colocar o ovo.

Grelhe os pimentões com os miolos para baixo por, aproximadamente, 10 minutos, em fogo médio ou até o pimentão ficar com as marcas da grelha nas bordas.

Vire-os e coloque sal, pimenta-do-reino e azeite extravirgem a gosto. Depois, coloque também a copa fatiada, o queijo mussarela em cubinhos e, por último, ovo.

Espere que o ovo fique com a gema mole e finalize com sal e páprica a gosto

Receita de Chico Mancuso, do Rincon Escondido.

Pimentões coloridos e recheados

Pimentões coloridos e recheados - Divulgação - Divulgação
Pimentões coloridos e recheados
Imagem: Divulgação

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 8 porções

Ingredientes

  • 8 pimentões alongados e coloridos
  • 500 g de frango desfiado (temperado ou não)
  • 1 xícara de chá de arroz
  • 100 g de gorgonzola
  • 100 g de parmesão
  • 2 xícaras de chá de molho de tomate
  • 300g de tomate-cereja em rama
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino moída a gosto
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

Lave os pimentões e corte-os ao meio para usar como tampa. Reserve.

Em uma bacia, misture o frango, o arroz cru, os queijos e 1 xícara de molho de tomate. Tempere com sal e pimenta, e misture bem novamente.

Recheie a parte de baixo de todos os pimentões com a pasta, usando a outra parte como tampa. Prenda com palitos e leve todos os pimentões para um refratário com o raminho de tomates, que dará um toque no seu prato. Regue com azeite, sal, pimenta-do-reino moída e coloque o molho por cima com colheradas para ficar bem colorido.

Leve ao forno, preaquecido, a 180°C por 40 minutos.

Retire do forno e sirva, se desejar, com pão semi-italiano e folhas verdes.

Receita do chef Melchior Neto.

Bacalhau assado coberto com refogado de pimentões

Bacalhau assado coberto com refogado de pimentões - Natalia Palmegiano - Natalia Palmegiano
Bacalhau assado coberto com refogado de pimentões
Imagem: Natalia Palmegiano

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 2 lombos dessalgados de bacalhau Gadus Morhua (bacalhau-do-atlântico)
  • 1/4 de xícara de chá de azeite de oliva (60 ml)
  • 6 dentes de alho descascados
  • 4 minicebolas descascadas e cortadas ao meio
  • 1/2 pimentão vermelho fatiado
  • 1/2 pimentão amarelo fatiado
  • 1 colher de sopa de manteiga (20g)
  • 1 batata descascada e fatiada finamente
  • 4 azeitonas pretas
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Coloque os lombos de bacalhau já dessalgados em um refratário, pincele azeite de oliva e tempere com pimenta-do-reino. Junte também as minicebolas e os dentes de alho e tempere com sal e um fio de azeite.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno, preaquecido, a 150 ºC por 15 minutos. Após esse tempo, retire o papel-alumínio do refratário. Retire também a espinha central dos lombos.

Coloque as minicebolas e o dente de alho em uma frigideira com um pouco de azeite e deixe que dourem. Retire e reserve.

Na mesma panela, sem lavar, coloque as fatias de batata cortadas bem finas e tempere com sal. Acrescente mais azeite, se necessário, e vire com cuidado para que cozinhem e dourem. Reserve.

Para o refogado de pimentões, em outra panela, coloque azeite de oliva e os pimentões vermelho e amarelo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e tampe em seguida. Deixe abafado por cerca de 5 a 7 minutos ou até ficarem macios.

Abra a panela e acrescente a manteiga e as azeitonas. Depois, misture bem e mantenha mais 1 minuto no fogo.

Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada.

Cubra os lombos com o refogado de pimentões e sirva acompanhado da azeitona, da batata, do alho e da minicebola.

Receita cedida por Bacalhau da Noruega.

Bruschetta siciliana

Bruschetta siciliana - Divulgação - Divulgação
Bruschetta siciliana
Imagem: Divulgação

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

  • 1 pacote de pão de forma artesanal
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 pimentão vermelho
  • 100 g de molho pesto
  • 200 g de cream cheese
  • 200 g de ricota
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira, doure as fatias de forma artesanal e reserve.

Coloque os pimentões diretamente na chama do fogão e, assim que adquirir uma cor bem queimada, vire-o com a ajuda de um pegador para que fique tostado de todos os lados.

Retire da chama e deixe esfriar.

Lave os pimentões sob a torneira até retirar toda a pele queimada, retire a parte das sementes e corte em tiras finas. Reserve.

Em um recipiente, misture o cream cheese e a ricota com um garfo para formar uma pasta. Tempere com sal, pimenta-do-reino e azeite. Reserve.

Pegue as fatias de pão douradas e monte as bruschettas da seguinte forma: primeiro com o molho pesto, depois uma camada generosa de creme de queijo e termine com as fatias de pimentão.

Regue com um fio de azeite e sirva.

Receita cedida por Wickbold.

Caponata de frigideira

Caponata de frigideira - Divulgação - Divulgação
Caponata de frigideira
Imagem: Divulgação

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 2 cebolas roxas médias
  • 1 abobrinha verde
  • 100 ml de azeite de oliva
  • Orégano a gosto
  • Alecrim a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Lave bem os legumes, retire as sementes e cascas (quando for necessário) e corte em cubos em tamanho uniforme.

Depois, em uma frigideira, coloque o azeite de oliva e o alecrim, refogue um ingrediente por vez e reserve.

Após refogar todos os legumes, coloque-os de volta na frigideira, acrescente todo o azeite de oliva restante e refogue por mais alguns minutos em fogo médio. Caso a frigideira possa ir ao forno, se quiser, experimente dar uma gratinada na mistura.

Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto e sirva. Se desejar, sirva acompanhado de carnes ou com pão italiano como antepasto.

Caso queira conservar a caponata, deixe-a guardada em potes de vidro. Para isso, basta cobri-la com azeite de oliva para uma melhor conservação.

Receita de do chef Cesar Brandelli, da Tramontina.

Moqueca vegana na panela de pressão

Moqueca vegana na panela de pressão - Divulgação - Divulgação
Moqueca vegana na panela de pressão
Imagem: Divulgação

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 1 pimentão vermelho
  • 1 tomate
  • 2 palmitos pupunha
  • 1 cebola
  • 2 bananas-da-terra
  • 200 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de coentro
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo

Corte em rodelas o pimentão, a cebola, o tomate e o palmito.

Na panela de pressão elétrica, adicione o azeite de oliva e o azeite de dendê e coloque, em camadas, os alimentos cortados. Por cima, ponha o leite de coco e o sal. Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos.

Abra a tampa da panela, adicione as bananas-da-terra em rodelas e finalize com coentro. Sirva a seguir.

Receita cedida pela Arno.

Antepasto de pimentão

Antepasto de pimentão - Divulgação - Divulgação
Antepasto de pimentão
Imagem: Divulgação

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

  • 2 pimentões vermelhos
  • 5 dentes de alho
  • Pimenta calabresa seca a gosto
  • 1 folha larga de manjericão fresco a gosto
  • 150ml de azeite extra virgem
  • 50 ml de aceto balsâmico
  • Sal refinado a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 250 °C. Lave e seque os pimentões. Coloque-os no forno e deixe assar até que a casca esteja bem escura, quase queimada.

Retire-os do forno e embrulhe-os imediatamente em papel-filme. Deixe esfriar e retire a pele com o auxílio de uma faca para legumes.

Corte o alho em lâminas, a pimenta (finamente) e o manjericão, em corte chiffonade. Use os ingredientes cortados para fazer um vinagrete, juntando o azeite, o aceto e o sal.

Sirva os pimentões acompanhados do vinagrete.

Receita da chef Angela Barreto.

Ratatouille

Ratatouille - Divulgação - Divulgação
Ratatouille
Imagem: Divulgação

Nível de dificuldade: Médio
Tempo de preparo: 75 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

  • 1 lata de tomate pelado em cubos
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente alho picado
  • 1/2 pimentão amarelo em cubos pequenos e sem sementes
  • 1/2 pimentão vermelho em cubos pequenos e sem sementes
  • Manjericão fresco a gosto
  • 1 berinjela (fatiada em rodelas finas)
  • 1 abobrinha verde (fatiada em rodelas finas)
  • 1 abobrinha amarela (fatiada em rodelas finas)
  • 3 tomates (fatiados em rodelas finas)

Molho

  • 4 colheres de sopa azeite oliva
  • 1 colher sopa de tomilho fresco
  • 1 colher sopa de alecrim fresco
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 °C. Fatie os legumes e reserve.

Coloque um fio de azeite na panela quente e frite a cebola até murchar. Depois, adicione o alho e frite por mais 2 minutos.

Junte os dois tipos de pimentão e mexa por 4 minutos. Adicione também o tomate da lata e coloque sal, a pimenta-do-reino e o manjericão a gosto. Deixe apurar 3 minutos e desligue o fogo.

Faça os conjuntos com uma rodela de cada tipo dos legumes (berinjela, abobrinhas e tomate) e coloque por cima do molho, intercalando um do lado do outro por toda volta da panela e no centro.

Misture os ingredientes do molho e regue todo o ratatouille.

Tampe (ou cubra com papel-alumínio) e leve ao forno a 180°C graus por 40 minutos.

Retire a tampa (ou papel-alumínio) e deixe por mais 20 minutos no forno, até começar a dourar. Retire e sirva imediatamente.

Receita da chef Cristina Haaland.

Lanche rápido de atum e pimentão

Lanche rápido de atum e pimentão -  Freeletics Nutrition -  Freeletics Nutrition
Lanche rápido de atum e pimentão
Imagem: Freeletics Nutrition

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 1 porção

Ingredientes

  • 300 g de atum enlatado em água
  • 2 pimentões vermelhos
  • 200 g de iogurte desnatado
  • 200 g de iogurte de soja (sem açúcar)
  • Tomilho fresco ou desidratado a gosto
  • Flocos de pimenta-malagueta a gosto
  • Sal marinho a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Pique o pimentão em cubos e escorra o atum. Em seguida, misture todos os ingredientes em uma tigela. Decore a mistura com folhas frescas de tomilho.

Receita cedida por Freeletics Nutrition

Caponata de berinjela e pimentão

Caponata de berinjela e pimentão - Divulgação - Divulgação
Caponata de berinjela e pimentão
Imagem: Divulgação

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

  • 500 g de berinjela
  • 250 g de pimentão vermelho
  • 200 g de cebola
  • 2 dentes de alho
  • 120 g de azeite de oliva extravirgem
  • 2 pitadas de pimenta calabresa
  • 60 g de uvas-passas brancas
  • 60 g de nozes
  • 2 pitadas de orégano seco
  • 10 g de sal
  • 2 folhas de louro
  • 30 g de vinagre tradicional

Modo de preparo

Limpe e corte o pimentão em tiras finas. Reserve.

Lave as berinjelas e corte-as em tiras grossas. Depois, corte novamente ao meio pelo comprimento.

Em uma panela, ferva as berinjelas com água temperada com o sal, o louro e o vinagre. Após ferver, escorra a água e esprema as berinjelas delicadamente.

Em uma panela sauteuse (ou frigideira), salteie o pimentão e a cebola com 30g de azeite. Junte a berinjela e os demais ingredientes, salteando mais um pouco.

Regue com azeite e leve ao forno alto, preaquecido, por cerca de 5 minutos.

Sirva a seguir em temperatura ambiente com fatias de pão.

Receita do chef Matheus Buosi , do DoRo Gastronomia.

Baião de dois

Baião de dois - Divulgação - Divulgação
Baião de dois
Imagem: Divulgação

Nível de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

  • 500 g de arroz
  • 250 g de feijão-fradinho cozido
  • 100 g de calabresa
  • 100 g de carne-seca
  • 50 g de cebola
  • 15 g de alho
  • 25 g de pimentão verde
  • 25 g de pimentão amarelo
  • 25 g de pimentão vermelho
  • 150 g de queijo de coalho
  • 1,3 litro de água
  • 2 colheres de sopa de óleo

Modo de preparo

Cozinhe o feijão-fradinho como de costume e reserve.

Descasque e pique o alho e a cebola.

Lave e pique os pimentões.

Dessalgue, corte e cozinhe a carne-seca.

Tire a pele da calabresa e pique.

Corte o queijo de coalho em cubos e reserve.

Em uma panela, coloque o óleo, a cebola e o alho. Deixe dourar.

Acrescente a carne-seca e a calabresa e refogue. Coloque os pimentões e deixe murchar um pouco.

Depois, coloque também o feijão cozido e refogue tudo.

Adicione água. Quando ferver, coloque o arroz e o queijo coalho. Mexa e deixe cozinhar.

Coloque em uma travessa apropriada. Sirva.

Se desejar, sirva acompanhado de couve refogada, batatas e carne.

Receita cedida por Divino Fogão.