Topo

Acampamentos e volta ao exterior estarão em alta nas férias de julho

As idílicas montanhas de Colúmbia Britânica, no Canadá, compõem uma das paisagens mais desejadas do mundo - Maxvis/Getty Images/iStockphoto
As idílicas montanhas de Colúmbia Britânica, no Canadá, compõem uma das paisagens mais desejadas do mundo Imagem: Maxvis/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

26/05/2022 09h08

Viajantes no mundo todo estão buscando mais atividades ao ar livre, acampamentos arrumadinhos — uma tendência do ano — e voltar a explorar o exterior nestas férias de meio de ano.

Segundo um levantamento divulgado nesta terça (24) pelo Pinterest, a busca de inspirações para destinos cresceu 87% entre março e abril quando comparada com as quatro semanas anteriores. Ou seja, muita gente deixou de sonhar e já começa a planejar o próximo descanso.

Seja ainda como estratégia remanescente para evitar aglomerações ou como "ressaca" dos últimos dois anos em que muita gente ficou fechada em casa, a vontade é realmente "botar a cara no sol". Ou seja, a grande tendência é partir para longe, quando há possibilidade, ou investir em passeios como a canoagem — seja em outro país ou perto de casa.

Programação ao ar livre

De acordo com a plataforma, a pesquisa por roupas para curtir um dia a beira de um lago dobrou, enquanto os equipamentos básicos para a tal da canoagem tiveram um crescimento de 66%.

Procura por camas ou acomodações para dormir sob as estrelas aumentaram 38% e os mapas de constelação viram um salto de 37% graças aos curiosos por astronomia.

Outros hits:

  • Ioga na praia: movimentos foram 55% mais buscados;
  • Meditação ao ar livre: crescimento de 38%;
  • Pesca: a busca por dicas cresceu 60%, a busca por acessórios, 33%;
  • Fotografia noturna: informações sobre o clique perfeito nas montanhas subiu 32%, no acampamento, 86%;
  • Piquenique: enquanto truques para o churrasco ao ar livre no papel alumínio foram 63% maiores, as buscas por receitas de nachos na fogueira dobraram e de s'mores (o sanduíche americano) de bolacha, marshmallow e chocolate triplicaram.

Acampamento ficou chique

Apesar do desejo de explorar mais paisagens diferentonas ao ar livre, o viajante não está necessariamente a fim de encarar perrengues ou viver nada tão "raiz" a esta altura.

Por isso, a tendência de viagem do momento é o glamping, o acampamento de luxo, bem arrumadinho, que pode ser feito em trailers, barracas nada convencionais — há quem ande se hospedando em aviões — e até Airbnbs pouco convencionais.

A busca por opções de acampamento de luxo triplicou entre março e abril, enquanto as dicas de decoração (que confirmam a tendência instagramável da atividade) também foram três vezes mais pesquisadas. Os viajantes ainda procuraram 76% mais opções de acampamentos em SUVs e o interesse em dicas para este tipo de viagem dobrou.

Saudades do mundo "lá fora"

Os destinos mais desejados pelos viajantes que já buscam inspirações para as férias têm muito a ver com aqueles que acabam de voltar a receber visitantes — e pareciam mais distantes do que nunca nos últimos meses. Japão e Tailândia, duas realidades praticamente impossíveis há poucos meses, são bem cobiçados.

Além disso, quem quer juntar o "glamping" com uma viagem internacional anda sonhando com a Colúmbia Britânica, cujas idílicas paisagens verdes servem até de pano de fundo para as filmagens da série "Virgin River", na Netflix. Veja os destinos mais procurados:

Os destinos mais buscados para as férias de julho em 2022