Topo

Sem Cristo nem polêmica: estátua mais alta do mundo fica na Índia; conheça

A Estátua da Unidade em Gujarat, na Índia Imagem: Abhishek Vyas/Getty Images

De Nossa

25/05/2022 04h00

A "disputa" entre Cristo Redendor e o monumento do Cristo Protetor, em Encantado (RS), que passou à frente do cartão postal carioca em altura, parece coisa pequena perto desta obra: a Estátua da Unidade, a maior do mundo segundo o Guinness World Records, chega a ser cerca de cinco vezes maior que aquela erguida no Rio de Janeiro, do alto de seus 182 metros.

Quando levamos em consideração apenas a estátua do Cristo de 30 metros, sem o pedestal — que possui outros 8 metros —, a construção indiana chega a ser seis vezes maior do que a brasileira.

O personagem da escultura é o político e ativista da independência da Índia Vallabhbhai Patel, que foi o primeiro vice-primeiro- ministro do país depois de sua libertação do domínio britânico. Ele era um seguidor dos princípios de Mahatma Gandhi e ficou conhecido por unificar os 562 principados da Índia em estados que compõem até hoje sua república.

Sardar Sarovar Dam ou Estátua da Unidade, a mais alta do mundo Imagem: Abhishek Vyas/Getty Images

Localizado em uma ilha do rio Narmada, na região de Gujarat, o projeto foi inaugurado em 31 de outubro de 2018, que seria o 143º aniversário do nascimento do político, após quase quatro anos de obras que envolveram mais de 250 engenheiros e 3 mil operários, segundo o jornal The Indian Express.

O monumento é composto de bronze, latão, aço e concreto, tem capacidade para suportar ventos de até 180 km/h e terremotos de até 6,5 de magnitude na escala Richter.

Estátua da Unidade Imagem: Getty Images/iStockphoto

Parte dos metais que hoje a sustentam são resultado de uma campanha de doações de ferramentas e equipamentos de fazendas iniciada em 2013, para coletar todo o ferro necessário. Cerca de 109 toneladas de material reaproveitado foram utilizados em sua fundação depois de processados.

Obras da Estátua da Unidade, em 2018 Imagem: Getty Images/iStockphoto

Não é a mais pesada

Mesmo toda essa colaboração, no entanto, não fez da Estátua da Unidade a recordista em peso. Até hoje, a estátua mais robusta do mundo é a Estátua da Liberdade, em Nova York, nos EUA.

Imagem: rypson/Getty Images/iStockphoto

Também detentora do título de maior presente do mundo — ela foi dada aos americanos pelos franceses como forma de reconhecimento da autonomia e liberdade da América pós-independência e da amizade entre os países em 1886 — a obra pesa mais de 24,6 mil toneladas.

Destes, 28,1 toneladas são de cobre, 113,4 toneladas são de aço e quase 25 mil toneladas são da fundação em concreto na Liberty Island. Sua estrutura metálica foi concebida por Gustave Eiffel, o engenheiro por trás da torre francesa, enquanto seu escultor foi Frédéric Auguste Bartholdi.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sem Cristo nem polêmica: estátua mais alta do mundo fica na Índia; conheça - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade