Topo

Chef quebra recorde com receita de maior bolovo do mundo; prato pesa 8,3 kg

O chef Leigh Evans e seu bolovo premiado - Divulgação/Guinness World Records
O chef Leigh Evans e seu bolovo premiado Imagem: Divulgação/Guinness World Records

De Nossa

25/05/2022 15h06

O britânico Leigh Evans, chef da empresa de produtores de ovos Clarence Court, é o novo recordista mundial quando o assunto é bolovo (ou bolo de ovo): ele cozinhou uma receita vegetariana de 8,3 kg — com um ovo central que pesava 1,7 kg —em 28 de abril na cidade de Lacock.

Depois de análise, o feito foi autenticado junto ao Guinness World Records, que divulgou o resultado na sexta-feira (20).

Quem ficou surpreso pelo tamanho do ovo, há uma simples explicação para isto: ele não era de galinha, mas sim de avestruz. Ao seu redor, foi disposta uma mistura processada de 1kg de queijo cheddar ralado, 3,3 kg de ervilhas do tipo Marrowfat, mais 1,5 kg de ervilhas congeladas, 700 g de sálvia e cebolas, além de 2 kg migalhas de pão e diversos temperos.

O maior bolovo do mundo tem 8,3 kg - Divulgação/Guinness World Records - Divulgação/Guinness World Records
O maior bolovo do mundo tem 8,3 kg
Imagem: Divulgação/Guinness World Records

O bolovo tinha 36 centímetros de diâmetro por 26 centímetros de altura e levou seis horas para ficar pronto. Depois que o prato foi medido, pesado e certificado, ele foi servido aos colegas de empresa do chef.

"Esta [receita] foi uma novidade pra mim, nunca criei nada tão grande na minha carreira. Sempre gostei de desafios e este foi um que particularmente gostei de executar. Estou muito feliz de ter quebrado um recorde do Guinness e por ter me divertido tanto fazendo este prato querido de piqueniques", comemorou Leigh, que ainda disse ter treinado bastante antes do dia da execução final com a visita dos jurados.

Leigh Evans com o bolovo em preparação - Divulgação/Guinness World Records - Divulgação/Guinness World Records
Leigh Evans com o bolovo em preparação
Imagem: Divulgação/Guinness World Records

Entre outros números impressionantes do bolovo estão 1L de água quente, 80 g de sal, 20 g de pimenta branca ralada, 20 g de hortelã seca, 1 kg de semolina, 1 L de clara de ovo e 15 L de óleo de canola para fritar o prato gigante.