Topo

Azeite gaúcho é eleito um dos melhores do mundo em prêmio na Itália

Azeite Milonga: primeira safra comercializada em maior escala estreou com prêmios - Divulgação Milonga
Azeite Milonga: primeira safra comercializada em maior escala estreou com prêmios Imagem: Divulgação Milonga

Gabrielli Menezes

De Nossa

23/05/2022 11h02

O azeite Milonga, produzido em Triunfo (RS), está entre os melhores do mundo segundo o EVO IOOC Italy 2022. O concurso que foi fundado em 2016 e só avalia amostras de fabricantes capazes de garantir a rastreabilidade do ingrediente publicou o resultado no sábado (21).

Em sua estreia no prêmio, o produto gaúcho — extraído de cultivos da varietal Arbequina, de origem espanhola — foi considerado o melhor do hemisfério Sul. Isso porque as regras da prova impedem que azeites de hemisférios diferentes disputem entre si.

Azeite Milonga - Divulgação Milonga - Divulgação Milonga
Azeitonas são cultivadas a uma hora de Porto Alegre
Imagem: Divulgação Milonga

"A nossa primeira safra, de 2021, teve comercialização local pelo volume pequeno. Já a de 2022 rendeu 3.000 litros e, por questões climáticas, sabia que poderia produzir azeites de altíssima qualidade", diz Aristides Inácio Vogt, sócio da Celebra Alimentos, empresa familiar produtora de cordeiros que há 6 anos se dedica também a olivicultura.

Além do prêmio máximo para um azeite brasileiro, a Milonga recebeu medalhas de ouro com o blend de Arbequina e Coratina e de prata com o rótulo da azeitona grega Koroneiki.

O resultado reflete uma nova visão do mundo sobre os azeites brasileiros".

Cada garrafa (250 mililitros) sai por R$ 45 no site da marca. Em lojas físicas, o produto só pode ser encontrado em Porto Alegre, no Armazém dos Importados (Rua Padre Chagas, 167, Moinhos de Vento) e na Banca 43 (Mercado Público de Porto Alegre e Rua Carlos Trein Filho, 1100, Bela Vista).

Mais canarinhos em destaque

Azeite Sabiá - Willy Biondani - Willy Biondani
Azeite Sabiá
Imagem: Willy Biondani
Azeite Orfeu Picual - Divulgação - Divulgação
Azeite Orfeu Picual
Imagem: Divulgação

Outros quatro azeites brasileiros, dois paulistas e dois do Rio Grande do Sul, chamaram a atenção dos jurados. O Sabiá Arbequina, de Santo Antônio do Pinhal (SP), que ficou entre os dez melhores do mundo no concurso espanhol Evooleum, saiu do EVO IOOC Italy 2022 como o melhor da América do Sul.

Produzido pela Orfeu em São Sebastião da Grama (SP), o Picual ganhou o título de melhor do Brasil. Considerando os produtos monovarietais do hemisfério Sul, a Lagar H, de Cachoeira do Sul (RS), foi campeã com o Arbequina.

Edição limitada Arbequina Lagar H - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Blend Casa Gabriel Rodrigues - Divulgação - Divulgação
Blend Casa Gabriel Rodrigues
Imagem: Divulgação

Mistura de Arbequina e Arbosana, o blend da Casa Gabriel Rodrigues, em São Gabriel (RS), teve as suas notas sensoriais reconhecidas na categoria "Best Internacional Coupage".