Topo

Aprenda 3 receitas de cebola caramelizada para turbinar carnes e hambúrguer

De Nossa

20/05/2022 04h00

Cebola caramelizada é uma receita fácil que dá um tom profissional nas refeições pelo sabor levemente adocicado

É comum abocanhá-la no meio de um hambúrguer, mas seu uso vai além. Ela faz bonito dentro de outros sanduíches, caso do básico queijo quente, e por cima de pratos como arroz com lentilha, bife grelhado, calabresa, torta, mandioca, costela e por aí vai.

Nas cinco temporadas de "Vai Ter Churras", Bruno Salomão mostrou que existem várias maneiras de preparar a pedida. Reunimos três receitinhas — uma no shoyu, outra no vinagre e a terceira na manteiga de garrafa — e as respectivas sugestões de acompanhamento do chef, que dá uma dica que cabe em todas elas:

É cebola caramelizada, não doce de cebola. Então cuidado com o açúcar. A ideia é ser como um picles levemente adocicado".

Shoyu

Cebola caramelizada combina com costelinha suína Imagem: Mariana Pekin/UOL

Numa frigideira antiaderente, coloque 200 gramas de manteiga sem sal para derreter. Adicione quatro unidades médias de cebola-roxa cortada em tirinhas e espere murchar.

Quando quase começar a caramelizar, coloque duas colheres de sopa de açúcar mascavo e a mesma quantidade de shoyu. Espere três minutinhos e apague o fogo.

Sugestão do chef: servir com costelinha suína.

Vinagre

Fatie em meia-lua quatro cebolas-roxas. Numa frigideira, coloque a gordura de sua preferência — Bruno usou a de bacon. Deixe a cebola refogar até ficar translúcida.

Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture tudo. Adicione 1/3 de xícara de vinagre balsâmico e 1/3 de xícara de glucose de milho. A glucose lembra um mel e é encontrada em qualquer supermercado.

Coloque também 1 colher de sopa de molho inglês e deixe reduzir.

Sugestão do chef: servir no hambúrguer.

Manteiga de garrafa

Mais caramelizada que as outras manteigas, a manteiga de garrafa rende uma cebola caramelizada que nem precisa de açúcar.

Corte 300 gramas de cebola-roxa em juliene, conforme as instruções do vídeo. Em uma frigideira, ligue o fogo alto e coloque 500 mililitros da manteiga.

Coloque a cebola com a gordura ainda fria. "Quero que a cebola primeiro cozinhe e perca a água". Espere de 5 a 8 minutos ou até que a cebola fique dourada.

Sugestão do chef: servir misturada a mandioca cozida.

Fique ligado!

Imagem: Mariana Pekin/UOL

Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa — increva-se.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aprenda 3 receitas de cebola caramelizada para turbinar carnes e hambúrguer - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Vai ter churras