Topo

"Maldivas do México", lagoa de sete cores oferece beleza natural e aventura

Laguna de los Siete Colores, no México - Getty Images/iStockphoto
Laguna de los Siete Colores, no México
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

12/05/2022 04h00

Uma lagoa que lembra um pedaço do mar das Maldivasaquele das fotos dos ricos e famosos —, mas que fica no México. A Laguna de los Siete Colores, localizada perto do mar do Caribe, em Quintana Roo (Estado onde também se encontra Cancún), entrega exatamente o que o nome promete: água em sete tons de azul.

A paisagem de aproximadamente 43 quilômetros de comprimento e 2 quilômetros de largura ostenta esta característica por causa dos diferentes níveis de profundidade da lagoa, que vão, abruptamente, de trechos rasos com o fundo forrado por areia clara até partes com dezenas de metros de profundidade, nos quais o azul ganha tons escuros.

Os cantos menos profundos são verdadeiras piscinas naturais, quase sem correnteza e ideais para famílias com crianças. Já grande parte do entorno é forrada por densa vegetação verde, fazendo contraste com as nuances azuladas da água.

Laguna de los Siete Colores, no México - Getty Images - Getty Images
Laguna de los Siete Colores, no México
Imagem: Getty Images

E, na área, há a presença de diversos cenotes, poços naturais gigantescos onde é possível nadar.

O Cenote Azul, por exemplo, tem aproximadamente 200 metros de diâmetro, 90 metros de profundidade e é cheio de peixes coloridos. Já o Cenote Negro também tem dezenas de metros de profundidade e uma água assustadoramente escura, que é explorada por mergulhadores experientes. Além disso, dá para passear de barco em sua superfície.

Depois da água, olhe para o céu

Laguna de los Siete Colores, no México - Getty Images - Getty Images
Laguna de los Siete Colores, no México
Imagem: Getty Images

Ao dormir no local, é recomendável acordar cedo para admirar o nascer do sol, que costuma adquirir tons de laranja e rosa.

E é no próprio céu que aparecem algumas das espécies da fauna local: na lagoa, há uma ilha chamada Isla de los Pájaros, um recanto para aves como gaviões, garças e papagaios (é necessário chegar cedo para conseguir observá-las).

Seguindo pela água, o turista irá se deparar com Los Rápidos de Bacalar, área aquática que fica entre a Lagoa de Sete Cores e a vizinha Lagoa de Xul-Há — e onde há uma correnteza de força moderada que os visitantes usam para flutuar enquanto são empurrados pela água. Caiaques também são permitidos aqui.

Atrações diversas

Laguna de los Siete Colores, no México - Getty Images - Getty Images
Laguna de los Siete Colores, no México
Imagem: Getty Images

Logicamente, não faltam atividades turísticas para fazer por lá, com destaque para sessões de snorkel, mergulho e passeios de barco, caiaque e stand-up paddle.

Vale muito a pena passar pelo menos dois dias inteiros na Laguna de los Siete Colores, para dar tempo de conhecer os atrativos locais e vizinhos.

Junto à lagoa fica a cidade de Bacalar (a lagoa, inclusive, é também chamada de Laguna de Bacalar), que tem como um de seus grandes atrativos o Fuerte de San Felipe.

Fuerte de San Felipe, em Bacalar, México - Lidia Tretyakova - Lidia Tretyakova
Fuerte de San Felipe, em Bacalar, México
Imagem: Lidia Tretyakova

A edificação foi erguida pelos espanhóis no século 18, para defender este território de possíveis invasores, incluindo piratas (ataques corsários eram frequentes nesta região do mundo naquela época).

Hoje, há lá um museu que conta a história do forte e que abriga mais de dez canhões para serem vistos de perto pelos turistas. Por estar situada em um ponto estratégico de observação, a fortaleza é um ótimo lugar de onde tirar fotos panorâmicas da região.

Turistas em busca de emoção, por sua vez, encontram, a cerca de 12 quilômetros do centro de Bacalar, uma área no meio da selva com radicais tirolesas, que oferecem um percurso de 1,5 quilômetro pelas alturas (o lugar se chama Tirolesas Kan Kin).

Cenote del Cocodrilo Dorado - Reprodução/Visit Chetumal - Reprodução/Visit Chetumal
Cenote del Cocodrilo Dorado
Imagem: Reprodução/Visit Chetumal

E, a aproximadamente 140 quilômetros de Bacalar, já na fronteira com Belize, há um destino que atrai os viajantes mais aventureiros: um paredão com mais de 65 metros de altura onde é praticado rapel, com o Cenote del Cocodrilo Dorado lá embaixo.

Infraestrutura turística

Vista aérea da Laguna de los Siete Colores, no México - Getty Images - Getty Images
Vista aérea da Laguna de los Siete Colores, no México
Imagem: Getty Images

Bacalar conta com boa infraestrutura turística para receber visitantes, com hotéis, pousadas, agências de turismo e restaurantes. Para quem quiser pernoitar, a opção mais atraente são os bangalôs que ficam junto à água.

A lagoa fica a aproximadamente 4 horas de carro de Cancún e a 40 minutos de Chetumal, uma das principais cidades desta área do México.

A Laguna de los Siete Colores também pode ser visitada durante um cruzeiro pelo Caribe: diversos navios atracam na região, no porto da Costa Maya — e, nestas paradas, oferecem excursões até a lagoa.