Topo

Israel elimina teste de covid-19 na chegada de turistas ao país

Jerusalém, em Israel: visitar a Terra Santa ficou mais simples a partir de 20 de maio - Getty Images
Jerusalém, em Israel: visitar a Terra Santa ficou mais simples a partir de 20 de maio Imagem: Getty Images

De Nossa

10/05/2022 10h59

Israel voltou a simplificar a entrada de turistas no país: após o retorno de não vacinados em 1º de março, as autoridades sanitárias locais eliminaram a necessidade de um exame de covid-19 após o desembarque no aeroporto Ben Gurion.

Além disso, a exigência do teste realizado antes do voo também foi flexibilizada: se antes apenas PCRs colhidos até 72 horas antes do embarque eram aceitos, passam a valer também os exames de antígeno profissionais feitos até 24 horas antes da partida — e com resultado negativo, é claro.

A opção de realizar o exame de antígeno no lugar do PCR antes de embarcar entra em vigor nesta terça (10). Já a nova regra para o desembarque passa a valer a partir de 20 de maio, informou o Ministério da Saúde de Israel neste domingo (8).

"Os passageiros que desembarcarem no Aeroporto Ben Gurion a partir de 20 de maio de 2022 não precisarão mais realizar um teste de PCR. A decisão foi tomada em função da queda nos números de casos e ao término das divergências que ocorreram entre os profissionais do Ministério da Saúde e a equipe da Autoridade Aeroportuária", justificou o órgão.

"Ficou acordado que os profissionais formulariam um mecanismo para manter a adequação do sistema de testes no Aeroporto Ben Gurion, a fim de para permitir que seja operado rapidamente, no todo ou em parte, quando necessário", ponderou ainda o Ministério.

Esta é uma medida preventiva caso novos surtos de covid-19 voltem a acontecer na região e a testagem dos passageiros precise ser reestabelecida em caráter de urgência.

De acordo com o jornal "The Jerusalem Post", Israel tem mantido baixo número de infecções em todo seu território, com uma taxa de transmissão de 0,81 — cada 100 pessoas com o vírus infecta outras 81. Não há mortes registradas pela doença no país desde 4 de maio.