Topo

Da Ilha do Ferro para NY: troncos que assumem formas do sertão vão longe

Boró Sandes esculpe um de seus bichos do sertão que serão expostos em Nova York Imagem: Lucas Meneses - Sedetur-AL

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

10/05/2022 04h00

QUEM É

Boró Sandes

é artista popular escultor da Ilha do Ferro, em Alagoas. Produz cadeiras, bancos e outras peças em formas de animais e figuras humanas

Boró Sandes nunca pisou em Nova York, mas suas criações estão prestes a realizar esse sonho. De 11 a 25 de maio, as obras deste artista popular e de outros, além das criações de mestres alagoanos, desembarcam na Casa Brasil Nova York 2022.

O projeto Alagoas Feita à Mão leva criações entalhadas, esculpidas, pintadas e bordadas para a maior metrópole das Américas. Na curadoria de Marco Pulchério e Rodrigo Ambrosio, a Alagoas Handmade Collection é um dos destaques do pavilhão brasileiro.

Para falar de Boró Sandes, é preciso citar a Ilha do Ferro, no sertão alagoano. O povoado a 280 quilômetros de Maceió, às margens do Rio São Francisco, tornou-se ao longo das últimas décadas um celeiro de artistas populares. O imaginário rico dos artesãos transforma troncos e pedaços de madeira em pedaços de animais e em figuras humanas de braços abertos — uma festa para os olhos.

Feito à mão - Boró Sandes

Muitos deles são escultores incríveis, que no passado recebiam os pedaços de madeira já cortados por Boró.

Aprendi com os artesãos a ver a peça com formato do animal. Meu negócio era cortar o tronco e vender para eles. Até que comecei a ver formas de animais e indicar, como onça... Levava já no jeito que era o bicho. Na minha mente sabia que poderia fazer como eles", conta.

De atravessador, ele seguiu a carreira solo com coragem e deu certo. "É o meio de vida que tenho e tem tido aceitação pelo Brasil e agora fora", conta, há 16 anos na atividade. Suas peças exaltam a madeira em sua forma mais crua possível.

Nada de cores exuberantes — os olhos se atraem às formas que saem do esperado para se tornarem cadeiras, bancos e centro de mesa surpreendentes. Sobre Nova York, ele jamais havia sonhado com um plano assim. "Nunca pensei que minhas peças iam chegar tão longe como agora", diz, com simplicidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Da Ilha do Ferro para NY: troncos que assumem formas do sertão vão longe - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade