Topo

10 receitas de hambúrguer para fazer em casa (até o verdadeiro de costela!)

De Nossa

09/05/2022 04h00

Seja em lanchonetes, restaurantes ou aplicativos de entrega, o que não falta é opção de hambúrguer para abocanhar. O número gigante de possibilidades, das basiconas às pomposas, quase dispersam os famintos de uma realidade: fazer hambúrguer é simples que só.

Não à toa o apresentador Pedro de Bem, do programa "Cozinha por Aí", se colocou um desafio mais ousado: preparar o xis, sanduíche parrudo popular no Rio Grande do Sul, do zero. Isso inclui o pão, a maionese e, é claro, o disco de carne.

A receita do influenciador usa 180 gramas de acém moído duas vezes. A gramatura seria suficiente para moldar um hambúrguer alto, daqueles que é possível escolher o ponto: mal passado, ao ponto ou bem passado.

Hambúrguer - LauriPatterson/Getty Images/iStockphoto - LauriPatterson/Getty Images/iStockphoto
Hambúrguer: alto ou fino
Imagem: LauriPatterson/Getty Images/iStockphoto

Sua estratégia, porém, é fazer o xis em estilo smash gigante. O modelo, difundido pelas redes norte-americanas Smashurger e Shake Shack, consiste em amassar bolinhas de 70 a 100 gramas carne o máximo possível para aumentar a superfície de contato com a chapa e criar uma saborosa crostinha dourada.

Há quem esmague a porção direto na frigideira. Como Pedro trocou o fogão pela churrasqueira, deixou o disco fininho com a ajuda de papel manteiga, panela e rolo de macarrão (para entender melhor, assista ao processo no vídeo no topo da matéria).

Antes de levar a carne à brasa, o cozinheiro mantém o hambúrguer no congelador. A ideia é evitar que se quebre pela espessura fina. Na grelha, basta selar dos dois lados rapidamente e colocar sal a gosto.

É vapt-vupt. Já que a carne está bem fininha vai chegar no ponto desejado muito rápido".

A ciência da boa mordida

Vai Ter Churas - Hambúrguer - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Bruno Salomão também ensinou hambúrguer no "Vai Ter Churras"
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Os segredos de um ótimo hambúrguer estão na moagem e na composição. Enquanto um disco feito de carne moída demais fica compacto e seco, aquele preparado com carne moída de menos se despedaça e falta "liga".

Por isso, é importante encontrar o equilíbrio. Bruno Salomão, apresentador de "Vai Ter Churras", reforça que o ideal é a moagem acontecer duas vezes no tamanho 5 — lembre-se disso ao ir no açougue.

Para que o processo seja realizado da melhor forma possível, a carne deve estar quase congelada. "Assim, não perde líquido nem estoura a gordura".

Outro segredo está na proporção. A mais popular, que funciona para diferentes métodos de preparo, é a de 70% de carne para 30% de gordura. No episódio abaixo, a receita combina 700 gramas de acém a 300 gramas de peito. Assista:

Mais receitas deliciosas

Para contemplar a variedade de hambúrgueres disponíveis no mercado, selecionamos mais oito formas distintas de fazer o sanduíche. Aprenda a usar outros cortes, como fraldinha e costela, ou inove preparando discos de frango, peixe e grão-de-bico:

Hambúrguer de frango na churrasqueira

Dificuldade Fácil
8 porções
30 min
Ver receita completa

Hambúrguer recheado na churrasqueira

Dificuldade Fácil
5 porções
30 min
Ver receita completa

Hambúrguer de Fraldinha

Dificuldade Fácil
5 porções
Ver receita completa

Hambúrguer de salmão

6 porções
50 min
Ver receita completa

Hambúrguer de Costela com Tomate Assado e Rúcula

2 porções
Ver receita completa

Hambúrguer de grão-de-bico

Dificuldade Fácil
12 porções
30 min
Ver receita completa

Hambúrguer caseiro de atum

Dificuldade Fácil
3 porções
45 min
Ver receita completa

Hambúrguer de cordeiro, queijo gruyère e maionese de hortelã

6 porções
Ver receita completa