Topo

Cama de ferro vai do industrial ao romântico e rouba a cena na decoração

Cama de ferro de Claudia Cunha Réa - Arquivo pessoal
Cama de ferro de Claudia Cunha Réa Imagem: Arquivo pessoal

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

09/05/2022 04h00

As camas de ferro são febre nas redes sociais e um verdadeiro hit entre os apaixonados por decoração de interiores. Com um design vintage, que dependendo da cor e das formas da estrutura metálica pode remeter a um estilo mais romântico ou até mesmo industrial, as camas podem ser ótimas opções para quem quer ir além da cama box.

Contudo, na hora de compor a decoração do quarto com uma cama de ferro, muitas dúvidas podem surgir para deixar o ambiente harmonioso, uma vez que o modelo requer mais atenção nas combinações.

Cama de princesa

Detalhe da cama de ferro de Claudia Cunha Réa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Detalhe da cama de ferro de Claudia Cunha Réa
Imagem: Arquivo pessoal

A enfermeira Claudia Cunha Réa compartilha conteúdo sobre decoração no perfil @decor306 e tem em seu quarto uma cama que foi desenhada por ela e executada pelo seu pai há oito anos. "Eu queria uma cama grande, autêntica, com pés altos, inspirada no estilo provençal. Era como se fosse um sonho de princesa", diz.

A cama é tão importante em sua decoração que influenciou até mesmo na compra da casa em que mora. "Olhamos muitas casas na época e a primeira coisa que eu olhava era o tamanho da suíte. Muitas casas foram descartadas pois não comportavam uma cama king size na suíte", lembra.

Na hora de decorar o quarto, Cláudia não se preocupou em se prender a um único estilo.

Eu gosto de criar e ver se fica agradável. Quando colocamos ferro no ambiente, logo nossa mente pensa no estilo industrial. Por isso, combinar a cama com cores claras é ideal para quebrar essa atmosfera 'fria' que acompanha esse estilo", relata.

Detalhe da cama de ferro de Claudia Cunha Réa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Detalhe da cama de ferro de Claudia Cunha Réa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Como sua cama é de um tom escuro, Claudia optou por paredes claras, com pinturas coloridas em tons bem alegres e acessórios também em cores mais claras e "quentes".

Um sonho de infância

A artesã e empreendedora Ellen Queiroz de Miranda conta que a cama de ferro era um sonho de menina.

Desde pequena tinha vontade de ter uma cama de ferro. Na adolescência minha mãe até comprou uma de solteiro para mim, e ela me acompanhou até a vida adulta, até passar para minhas filhas", diz.

Cama de ferro de Ellen Queiroz de Miranda - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cama de ferro de Ellen Queiroz de Miranda
Imagem: Arquivo pessoal

Foi então que, já adulta, Ellen resolveu investir em uma cama de ferro no modelo casal. "Ela tem essa delicadeza, com os detalhes de folhas em ferro. Aqui em casa somos apaixonados por camas deste material, suspiramos por ela", conta a artesã, que mostra os ambientes da sua casa no perfil @home208atelie.

Por gostar de um visual mais romântico, Ellen acredita que a cama branca contribuiu bastante para compor este estilo. "Eu só me preocupei com os detalhes da decoração. Escolhi estampas delicadas, florais nos lençóis, almofadas com estampas de natureza e artesanais, composições de parede, castiçais, flores desidratadas e algumas naturais, além dos livros que me acompanham no dia a dia", detalha.

A artesã ainda apostou em alguns detalhes mais rústicos como a prateleira de demolição e mãos francesas de ferro fundido pintadas de branco. O ambiente rústico-romântico ainda ganhou móveis garimpados que para ela fizeram toda a diferença.

Cabeceira de ferro

Cama de ferro de Thassiana Carias - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cama de ferro de Thassiana Carias
Imagem: Arquivo pessoal

Quem é adepto da cama box, mas se encanta com as camas de ferro e seu ar retrô também pode optar pelas cabeceiras de metal, assim como fez a jornalista Thassiana Carias, que compartilha o dia a dia do seu lar no perfil @apertoape no Instagram.

Depois de quatro anos morando em um conjugado, onde a cama integrava o centro da casa, Thassiana queria, agora vivendo num canto com cômodos devidamente separados, um quarto que tivesse cara de quarto.

Mas deixar esse espaço tão aconchegante foi desafiador para a jornalista. "Minha cama é um casal baú, e quem tem esse estilo de cama sabe: é difícil de combinar e principalmente deixar elegante, pois ela é grande e meio bruta", opina.

Então, o desafio foi fazer a transição de transformá-la numa peça que exaltasse aconchego.

A escolha do ferro para a cabeceira foi pela delicadeza desse material, que faria um contraste bacana no todo."

Assim, a escolha pela cabeceira de ferro foi instantânea, de modo que o seu estilo vintage, meio floral, caiu como uma luva para o clima que Thassiana queria criar no ambiente.

Cama de ferro de Thassiana Carias - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cama de ferro de Thassiana Carias
Imagem: Arquivo pessoal

Equilibrando o ambiente

A cor branca da cabeceira foi pensada para combinar com a base da cama baú, que também é branca. "Eu também queria cores claras e neutras, já que pintei a parede com tons diferentes e vibrantes."

Para a jornalista, a maior dica para construir um quarto harmonioso com cama de metal, e que também vale para qualquer outro cômodo da casa, é ir fazendo tudo aos poucos. Um passo de cada vez.

"Sempre digo que o instagramável é lindo em foto, mas precisa funcionar para você. Casa é para ser uma extensão de quem a gente é e não podemos esquecer disso", completa.