Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Conheça Zeus, o cão que bateu recorde de mais alto do mundo no Guinness

Zeus tem 1,046 metro, 2 anos e vive em Bedford, no Texas (EUA) - Guinness World Records/Divulgação
Zeus tem 1,046 metro, 2 anos e vive em Bedford, no Texas (EUA) Imagem: Guinness World Records/Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/05/2022 04h00

O Guinness World Records anunciou que um dogue alemão cinza bateu o recorde de cão mais alto do mundo, com 1,046 metros.

Residente em Bedford, no Texas (EUA), Zeus tem apenas 2 anos de idade e conquistou seu título em 22 de março, depois que sua altura fora do comum foi medida por seu veterinário, informou o jornal britânico Mirror. O livro dos recordes confirmou a marca publicamente nesta semana

Ter um dogue alemão sempre foi um dos sonhos da tutora de Zeus, Brittany Davis, que o recebeu como presente de seu irmão Garrett. Na época, o pet tinha apenas oito semanas. Contudo, ele logo se destacou entre seus cinco irmãos por ser o maior de todos.

Em depoimento ao Guinness World Records, Brittany confessou que ter um filhote de tamanho colossal não estava em seus planos. Mesmo assim, a paixão pelo cão falou mais alto e o acolheu em sua casa.

"Ele tem uma altura espetacular mesmo para um filhote. Desde o momento em que o pegamos, ele se destaca pelas patas enormes".

Zeus e sua proprietária Brittany Davis. - Divulgação/Guinness World Records - Divulgação/Guinness World Records
Zeus e sua proprietária Brittany Davis.
Imagem: Divulgação/Guinness World Records

Historicamente, cães desta raça são criados por seus donos para atividades de caça ou para fazer a segurança das propriedades. Em contrapartida, Zeus tem uma personalidade mais gentil e prefere levar a vida de um jeito leve, brinca Brittany.

O cachorro passa a maior parte do dia cochilando na janela, brincando na área externa, passeando pelas ruas de seu bairro ou pelos distritos comerciais de Bedford, onde ele se tornou uma celebridade respeitada.

"Zeus é muito famoso no Dallas Farmer's Market", disse. "Todo mundo o conhece. A maioria dos vendedores simpatiza com ele. Ele recebe guloseimas extras e muita atenção".

Por outro lado, a texana deixou claro que criar um cachorro de uma raça como a de Zeus e, especialmente, em um tamanho extraordinário não é uma tarefa fácil. A dieta do cachorro não é das mais baratas para um pet, já que ele consome o equivalente a 12 xícaras de ração para cães grandes todos os dias. Ocasionalmente, ele também se alimenta de ovos.

No que diz respeito ao comportamento em casa, Zeus é considerado amigável e extrovertido com cães de outras raças e tamanhos. Ele vive com seus três irmãos pastores australianos. Seu favorito é Zeb, um cachorro pequeno com quem adora brincar. Mas, ele também tem uma boa relação com a gata Penelope, deixando de lado com facilidade a clássica rivalidade entre cães e felinos.

Mesmo assim, Zeus também pode ser um cão travesso em alguns momentos, pontuou Brittany. "Ele gosta de roubar a chupeta do meu bebê dos balcões e qualquer comida deixada na mesa pode ser atacada por ele".

A ideia de entrar em contato com o Guinness World Records foi levantada pela primeira vez em uma reunião de família, quando foi sugerido que Zeus provavelmente era mais alto do que o último cão macho a bater esse recorde, morto em 2014.

Zeus2 - Divulgação/Guinness World Records - Divulgação/Guinness World Records
Zeus, o Dogue Alemão que bateu o recorde do cachorro mais alto do mundo.
Imagem: Divulgação/Guinness World Records

Coincidentemente, o cão mais alto de todos os tempos também era um dogue alemão cinza chamado Zeus, que residia em Otsego, no Michigan (EUA).

"Nós não achávamos que era uma possibilidade, mas uma vez que o medimos, percebemos que ele provavelmente era o mais alto até então", explicou a dona do animal. "A surpresa foi chocante. Nunca pensamos que teríamos o maior cão vivo".