Topo

Turista colide drone contra o Palazzo Venezia, importante monumento de Roma

A Piazza Venezia com o Palazzo Venezia (à esquerda), a Basílica Úlpia e os Monumentos Vittorianos, em Roma - Anton Aleksenko/Getty Images/iStockphoto
A Piazza Venezia com o Palazzo Venezia (à esquerda), a Basílica Úlpia e os Monumentos Vittorianos, em Roma Imagem: Anton Aleksenko/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

28/04/2022 15h56

Menos de duas semanas depois que dois turistas mexicanos foram multados por colidirem um drone contra a Torre de Pisa no domingo (17), um argentino de 39 anos foi autuado pela polícia em Roma pelo mesmo motivo no sábado (23).

Desta vez, o alvo acidental foi o Palazzo Venezia, uma construção histórica do século 15 que já serviu como residência papal e como sede de governo e endereço do ditador fascista Benito Mussolini.

O capitão dos Carabinieri (como é chamada a polícia romana) Matteo Alborghetti, afirmou à emissora americana CNN que o turista "provavelmente não sabia da proibição de sobrevoos de drone" nos céus de Roma e do Vaticano.

"Felizmente, não houve repercussões, ninguém se machucou e o telhado do Palazzo Venezia não foi danificado", esclareceu. O drone do visitante foi apreendido e ele poderá ser processado criminalmente pelo incidente.

Outro ângulo da Piazza Venezia, com o Palazzo Venezia (à esquerda) em destaque: construção histórica foi atingida - Apostolos Giontzis/Getty Images - Apostolos Giontzis/Getty Images
Outro ângulo da Piazza Venezia, com o Palazzo Venezia (à esquerda) em destaque: construção histórica foi atingida
Imagem: Apostolos Giontzis/Getty Images

Turistas têm dado trabalho para as autoridades e cidadãos italianos. Um romeno de 32 anos também foi flagrado sobrevoando Pisa com um drone na segunda-feira (25). Desta vez, no entanto, não houve colisão.

Em janeiro, uma viajante tcheca de 30 anos foi expulsa de Veneza por nadar em uma fonte e tomar sol nua em um monumento da Segunda Guerra.

Fica o alerta para turistas que procuram tirar belas fotos e viver experiências únicas em países estrangeiros: é melhor checar as legislações — nem todo país permite o uso de drones — e pesquisar costumes antes de embarcar para evitar dores de cabeça.