Topo

Com boas ideias e sem quebradeira, designer dá sua cara a apê alugado; veja

O designer de conteúdo Renato Andrade, do Instagram @whatrenatosaid em seu apê no Rio de Janeiro - Reprodução @whatrenatosaid
O designer de conteúdo Renato Andrade, do Instagram @whatrenatosaid em seu apê no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução @whatrenatosaid

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

28/04/2022 04h00

Imagine só, depois de um dia exaustivo, chegar em casa e ter que tomar banho frio por não ter outra opção, ou viver à espera da imobiliária para resolver problemas simples? Essa era a vida do designer de conteúdo Renato Andrade e do líder de equipe Wallace Santiago há quatro anos.

Os problemas se multiplicavam tanto que eles saíram em busca de outro imóvel e chegaram a este, na Vila Isabel, Rio de Janeiro. "A gente vivia um drama. Quebramos o contrato de aluguel e veio esse verdadeiro achado. Uma sorte", lembra Renato.

Wallace e Renato encontraram seu cantinho no bairro de Vila Isabel, no Rio - Divulgação/@whatrenatosaid - Divulgação/@whatrenatosaid
Wallace e Renato encontraram seu cantinho no bairro de Vila Isabel, no Rio
Imagem: Divulgação/@whatrenatosaid
E deram seus toques para deixar a decoração pessoal - Reprodução Instagram @whatrenatosaid - Reprodução Instagram @whatrenatosaid
E deram seus toques para deixar a decoração pessoal
Imagem: Reprodução Instagram @whatrenatosaid

Aquele tradicional bairro boêmio oferecia até mais do que buscavam: proximidade do comércio, do trabalho...era perfeito. Quando o casal viu a cozinha deste apê, fechou negócio sem pensar mais.

Daqui só me mudo para São Paulo ou Londres", ri Renato

Mais sorte ainda: meses depois, o mundo entraria em lockdowns consecutivos e eles estavam a salvo dos perrengues.

A cozinha, estilo retrô, é um dos continhos da casa mais adorados pelos moradores - Divulgação/@whatrenatosaid - Divulgação/@whatrenatosaid
A cozinha, em estilo retrô, é um dos continhos da casa mais adorados pelos moradores
Imagem: Divulgação/@whatrenatosaid

Os 78 m² do apê não passaram por grandes transformações. Wallace, que tem uma formação em Design de Interiores, colaborou com um olhar técnico para que a configuração dos espaços se ajustasse. "Como o pé-direito da sala é alto, aproximamos o sofá da TV e setorizamos o ambiente para ficar mais aconchegante e funcional."

A sala foi setorizada para criar um ambiente mais aconchegante e funcional - Divulgação/@whatrenatosaid - Divulgação/@whatrenatosaid
A sala foi setorizada para criar um ambiente mais aconchegante e funcional
Imagem: Divulgação/@whatrenatosaid

"A gente diverge um pouco nos gostos, mas nos entendemos bem", conta Renato. No instagram @whatrenatosaid está o resultado dessa diversidade, uma galeria de arte na sala de TV, daquelas de encher os olhos.

Pintamos essa parede e a do quarto, cortamos uma estante em duas e fizemos a mesa do home office com uma tábua e dois cavaletes"

No quarto, cor forte e cabeceira feita por eles dão o tom da decoração - Divulgação/@whatrenatosaid - Divulgação/@whatrenatosaid
No quarto, cor forte e cabeceira feita por eles dão o tom da decoração
Imagem: Divulgação/@whatrenatosaid
A mesa do home office foi montada com um resto de estante e dois cavaletes - Divulgação/@whatrenatosaid - Divulgação/@whatrenatosaid
A mesa do home office foi montada com um resto de estante e dois cavaletes
Imagem: Divulgação/@whatrenatosaid

Ideias simples que tornam o espaço inspirador como ele sonhava um dia, tomando banho gelado. "Esse apartamento me abraça de um jeito que me desconecta de tudo lá fora. Sinto que realmente estou em paz. Se você não tem um relacionamento com sua casa e não consegue se sentir bem nela, tem algo errado, reveja", diz.

Sua casa precisa ser como um templo onde você possa criar, ter novas ideias e novas energias"

Para pendurar nas paredes sem marcar com pregos, o truque é usar washi tape - Divulgação/@whatrenatosaid - Divulgação/@whatrenatosaid
Para pendurar nas paredes sem marcar com pregos, o truque é usar washi tape
Imagem: Divulgação/@whatrenatosaid

Dicas do Renato para ter um apê dos sonhos

  • Alugado? Fita adesiva nas paredes. "Tenho uma parede do home office com coisas coladas e todo mundo admira. Sempre perguntam como consegui fazer isso. O segredo é colar com a washi tape, que é muito resistente e não estraga a parede."
  • Faça seus móveis. "A mesa de cavalete do home office é simplesmente feita com uma tábua e cavaletes. Custou pouco e tem uma estética bonita. Sempre perguntam onde comprei."
  • Garimpe. "Amo liquidações. Peças com pequenos defeitos que ninguém consegue ver são uma ótima pedida. Adoro a feira de antiguidades da Praça 15, aqui no Rio, é uma fonte de roupas e objetos de decoração maravilhosos."
Antes de montar a gallery wall na sala Renato fez testes com cartolina - Divulgação/@whatrenatosaid - Divulgação/@whatrenatosaid
Antes de montar a gallery wall na sala Renato fez testes com cartolina
Imagem: Divulgação/@whatrenatosaid
  • Teste antes. "Para fazer a gallery wall da sala, que chamam de galeria de arte, testei com cartolina os tamanhos antes. Acho importante fazer isso, me ajudou a compor."
  • Aromas. "Amo borrifar um home spray depois da limpeza da casa ou colocar um incenso. Esse hábito é uma delícia. Assim como quando trocamos a roupa de cama o sono melhora, acho que isso traz muito bem-estar."
  • Saia do computador. "Compramos muito pela internet e algumas vezes nos arrependemos. Por isso acho importante testar antes na loja, conferir as dimensões reais e avaliar se vai ter importância na sua casa. Principalmente antes de comprar sofá, cadeira, mesa."
  • Inspire-se. "Crio moodboards de cores e coisas que vejo. Documentários, séries e filmes rendem ótimas composições. Amo ter revistas físicas também, me inspiram muito."

@s que me inspiram

@historiasdecasa

"Sou apaixonado por esse perfil. Você consegue buscar referências e inspiração sem copiar, apenas lendo as histórias. É uma poesia para os olhos entrar lá"

@cantinho.rj

"Rebeca é uma amiga que mora em Botafogo. O conteúdo dela é impecável, amo a sensibilidade, as fotos e o cuidado detalhista que ela tem com tudo"