Topo

Espera para entrevista de visto dos EUA chega a 321 dias em consulado de SP

O visto de turismo ? das categorias B1/B2 ? é justamente o mais solicitado pelos brasileiros e essa demanda só cresce com a retomada do turismo pós-pandemia - Getty Images/iStockphoto
O visto de turismo ? das categorias B1/B2 ? é justamente o mais solicitado pelos brasileiros e essa demanda só cresce com a retomada do turismo pós-pandemia Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

25/04/2022 15h43

Desde que os EUA — um dos destinos favoritos de brasileiros — reabriram suas fronteiras para o turismo em novembro de 2021, viajantes interessados em programar as próximas férias encaram longas filas para a emissão do visto nos consulados americanos no Brasil.

A espera para uma entrevista no consulado de São Paulo já chega a 321 dias, quase 11 meses, de acordo com o AG Immigration, escritório de advocacia especializado em imigração.

O visto de turismo — das categorias B1/B2 — é justamente o mais solicitado pelos cidadãos brasileiros e corresponde a 92% de todos os pedidos de entrada ao governo americano. Apesar de este dado ser conhecido, a explosão de uma demanda represada devido à pandemia explica a grande fila para a emissão do documento.

Apenas nos dois primeiros meses de 2022, 111.037 vistos B1/B2 foram expedidos. No mesmo período do ano passado, em meio às restrições de fronteira e de funcionamento dos órgãos responsáveis, apenas 200 foram emitidos.

"Desde que as atividades consulares foram normalizadas, em novembro, temos visto uma demanda muito forte dos brasileiros pelo visto de turismo, seja para renová-lo ou solicitar pela primeira vez. Estas novas solicitações se somam àquelas que já estavam pendentes nos consulados e na Embaixada, mas que foram paralisadas em face da pandemia", esclarece o advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre.

Vistos emitidos atualmente ainda fazem parte dos pacotes de solicitações feitas antes ou até durante a pandemia, mas que haviam sido paralisados quando consulados e a Embaixada passaram a atender apenas casos de urgência. "Desde novembro, a quantidade de emissões do visto de visitante vem subindo, o que demonstra um esforço dos oficiais consulares em atender à crescente demanda", aponta Felipe Alexandre.

Número de emissões de vistos americanos de turismo para cidadãos brasileiros - Divulgação/AG Immigration - Divulgação/AG Immigration
Número de emissões de vistos americanos de turismo para cidadãos brasileiros
Imagem: Divulgação/AG Immigration

Em fevereiro, foram emitidos 63 mil vistos B1/B2, 35% a mais do que os 47 mil de janeiro. Em dezembro, foram 43 mil documentos, bem acima dos 24 mil do mês anterior. Estes valores representam um crescimento substancial em relação a 2020 e aos três primeiros trimestres de 2021.

Em outros estados do Brasil, as filas também são longas. Na quarta-feira (20), a espera para uma entrevista de visto era de 269 dias nas representações diplomáticas de Porto Alegre (RS), 238 dias em Brasília (DF), 227 dias no Rio de Janeiro (RJ) e 179 dias em Recife (PE).