Topo

Segredos da polenta cremosa perfeita; aprenda e prove versão com cogumelos

De Nossa

22/04/2022 04h00

Uma polenta perfeita tem dois atributos essenciais: textura cremosa e muito sabor. A receita que o apresentador Bruno Salomão mostrou no episódio de "Vai Ter Churras" ostenta ambas as qualidades.

Tudo começa na seleção de ingredientes, que inclui além dos triviais leite, sal e manteiga, o queijo gorgonzola. Cheio de personalidade, ele se mostra presente a cada garfada.

A dica para garantir a cremosidade, e evitar a formação de gruminhos, está nas etapas e nos gestos. Prepare o muque e, assim que o leite ferver, junte a polenta pré-cozida aos poucos.

Vai Ter Churras - stinco e molho - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Polenta cremosa é enriquecida por crocante da castanha
Imagem: Mariana Pekin/UOL

A regra é mexer e mexer sem parar mesmo depois que os grãos, feitos à base de farinha de milho, estejam incorporados por completo ao líquido. Bruno diz:

Use o fouet e não coloque tudo de uma vez. Se não, vira paçoca!".

Mexe sem parar, sempre com fouet - Reprodução - Reprodução
Mexe sem parar, sempre com fouet
Imagem: Reprodução

O braço só descansa depois de uns dez minutos, quando a mistura atinge o ponto desejado. Como acontece no brigadeiro, a polenta deverá borbulhar de leve e descolar do fundo da panela.

O gorgonzola e a manteiga gelada entram na panela com o fogo já desligado. Depois, é só mexer mais um pouquinho e servir.

Cogumelos refogados

Se o seu objetivo é incrementar ainda mais o prato, Bruno tem a solução. Ele sugere derreter manteiga na frigideira, tostar pedaços de castanha-de-caju e reforgar cogumelos shimeji despedaçados.

Com alho, cebola, sal, pimenta-do-reino e tempero completo — aprenda aqui —, a pedida saborosa faz o papel de uma deliciosa "cobertura".

Confira a receita completa clicando no link abaixo:

Polenta com cogumelos

Dificuldade Fácil
5 porções
Ver receita completa

Fique ligado!

Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).