Topo

Só 32 m² e muito espaço para receber amigos? Este apê prova que é possível

A economista Grasi Demétrio elegeu um estúdio quando decidiu se mudar par São Paulo, e deu a sua cara ao décor - Arquivo pessoal/@meus32m
A economista Grasi Demétrio elegeu um estúdio quando decidiu se mudar par São Paulo, e deu a sua cara ao décor Imagem: Arquivo pessoal/@meus32m

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

21/04/2022 04h00

Depois de um tempo percorrendo uma distância considerável entre São Paulo, onde trabalha, e o ABC, onde morava com os pais, a economista Grasi Demétrio viu que era hora de ter seu canto na capital.

"Era exaustivo o que eu percorria. Ficava muito cansada", lembra. Mas um imóvel na maior cidade do país, como você deve saber, não é nada barato. Nem para alugar, nem para comprar.

Mas talvez você esteja procurando errado. Quando ela descobriu o universo dos estúdios, tudo fez mais sentido. "É muito mais barato e possibilita morar próximo ao metrô e às facilidades da cidade. Para uma pessoa é perfeito", conta.

Grasi sempre teve uma queda pelo estilo industrial e viu no concreto aparente e nas poucas intervenções da entrega da construtora um prato cheio. "O próprio apartamento me inspirou", ri.

Preço e boa localização atraíram Grasi para a escolha de um estúdio - Arquivo pessoal/@meus32m - Arquivo pessoal/@meus32m
Preço e boa localização atraíram Grasi para a escolha de um estúdio
Imagem: Arquivo pessoal/@meus32m
Na decoração, o estilo industrial foi um dos pontos de partida - Arquivo pessoal/@meus32m - Arquivo pessoal/@meus32m
Na decoração, o estilo industrial foi um dos pontos de partida
Imagem: Arquivo pessoal/@meus32m

Há três anos ela chama este apê de 32 m² de lar. Compacto só na metragem, pois cabe muito mais do que você e eu poderíamos imaginar.

Fazia questão de ter uma mesa de quatro lugares e um sofá grande. Fui brincando de encaixar no aplicativo Planner 5D e pronto: cheguei ao ideal"

A mesa de quatro lugares para receber os amigos era uma prioridade - Arquivo pessoal/@meus32m - Arquivo pessoal/@meus32m
A mesa de quatro lugares para receber os amigos era uma prioridade
Imagem: Arquivo pessoal/@meus32m
Na cozinha, um adesivo em alto relevo reproduz um frontão de azulejos - Arquivo pessoal/@meus32m - Arquivo pessoal/@meus32m
Na cozinha, um adesivo em alto-relevo reproduz um frontão de azulejos
Imagem: Arquivo pessoal/@meus32m

Era bem diferente do layout sugerido pelo apartamento decorado da construtora — e por isso, uma ótima sacada de Grasi. "Tenho menos espaço de circulação, sim. Mas coube tudo o que é mais importante para mim", destaca.

Sair da caixinha e não seguir modelo que a construtora trouxe foi ótimo. Assim coube tudo o que eu quis"

Mão na massa

No mesmo clima industrial, a cabeceira da cama foi feita por ela com canos de PVC e qualquer um diria que é de ferro. O piso foi colocado com a ajuda dos pais.

Soluções criativas: a cabeceira da cama foi feita por Grasi com canos de PVC - Arquivo pessoal/@meus32m - Arquivo pessoal/@meus32m
Soluções criativas: a cabeceira da cama foi feita por Grasi com canos de PVC
Imagem: Arquivo pessoal/@meus32m

Na cozinha, outra ótima ideia está no frontão: adesivos de alto-relevo com efeito de azulejos foram colados por ela — sem sujeira, sem demora, sem obra.

Soluções que ela compartilha no perfil @meus32m, que faz mesmo por hobby. "Trabalho em regime CLT e cuido da casa, são minhas prioridades. Passei a criar conteúdo por diversão e atraí um público muito legal, que também mora sozinho", conta.

Dicas da Grasi para dar personalidade ao apê pequeno

  • Vá com calma. "Nada de fazer tudo de uma vez. Tem muita coisa que de início achamos que vai combinar. Mas sem ter vivência no espaço, não é possível saber se vai fazer sentido. Antes de comprar coisas, veja o que é necessário e tem a ver com seu estilo."
  • Pesquise muito. "Vejo muitos vídeos de visitas a decorados, perfis de Instagram e canais de Youtube gigantes que trazem ideias que jamais pensaria."
  • A internet é um mundo de garimpos. "Sou muito fã dos sites chineses. Dá pra encontrar muita coisa legal e com preço bom."
  • Vá contra as regras. "Todo mundo diz que muita cor deixa o espaço menor, que os móveis precisam ser compactos, mas aqui, por exemplo, só uma parede é branca e os móveis são grandes. Viva o ambiente e escolha o que vai te fazer feliz. Tenha coragem de seguir o que você acha legal e seja único."

@s que me inspiram

@miniapezinho

“Laís também mora sozinha em apê pequeno. Ela faz uma curadoria incrível de outros apês micros e me inspira demais.”

@morandonumestudio

“O Guilherme tem um estúdio grande, com muita personalidade. Tem jabuticabeira, um bar feito de ferro e outras coisas que acho o máximo. Os conteúdos são bem pensados e isso é muito inspirador.”