Topo

Casa em Aracaju é inspiração para decoração criativa (e sem pesar no bolso)

Com “décor intuitiva”, Michele Britto inspira ideias de baixo custo em sua conta no Instagram - Arquivo pessoal
Com “décor intuitiva”, Michele Britto inspira ideias de baixo custo em sua conta no Instagram Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

14/04/2022 04h00

"A casa reflete como estamos no momento", conta a criadora de conteúdo Michele Britto. Enquanto crescia, observava atentamente sua mãe mudar as coisas dentro de casa e se interessava por aquela diversão.

"Peguei gosto", ri a sergipana de Aracaju. Logo, para uma apaixonada por moda, o colorido não deveria estampar apenas roupas, mas tomar paredes e os arredores, mesmo em território alugado.

Foi assim que esta casa, aonde chegou há oito anos, assumiu o alto astral que se revela em paredes, plantas e nos itens que ocupam prateleiras. Há cerca de quatro anos veio a vontade de registrar os acontecimentos e ela abriu o instagram @casa14inspira.

O alto astral da casa de Michele se releva desde as cores aos detalhes no décor - Michele Britto - Michele Britto
O alto astral da casa de Michele se releva desde as cores aos detalhes no décor
Imagem: Michele Britto

Sem ansiedade de terminar a casa e mostrar a todos, o processo respeitou um fator importante: "Gosto de sentir a casa para entender como vou me adaptar e a sensação que quero. É uma decoração intuitiva, que acontece aos poucos."

A casa nunca está pronta. Embora já esteja bem do meu jeitinho, sempre vai ter alguma coisa a ajustar para que se torne um reflexo de quem somos"

A decoração é intuitiva, aos poucos - Michele Britto - Michele Britto
A decoração é intuitiva, aos poucos e em constante trabsformação
Imagem: Michele Britto
Para Michele, a decoração é um reflexo de quem somos - Michele Britto - Michele Britto
Para Michele, a decoração é um reflexo de quem somos
Imagem: Michele Britto

Depois de observar bem os "pedidos de cada ambiente", ela parte para a pintura das paredes. "Escolho as cores de acordo com o que quero sentir. Não sou de enjoar". Com o trabalho no Instagram, recebe propostas que estimulam a mais mudanças, de tempos em tempos, para sua diversão."

Itens que refletem o estilo alegre e colorido da casa - Michele Britto - Michele Britto
Itens que refletem o estilo alegre e colorido da casa
Imagem: Michele Britto

Eu amo e me orgulho de olhar e saber que fiz", conta. Sem seguir estilo definido, Michele acredita que é mais importante que a casa externe os desejos, as conquistas e nossas questões internas. "Sou alegre e descontraída e acho que ela mostra essa personalidade, sem se ater a regras. Aqui entra o que gosto".

Nas aventuras mais recentes, o quintal em breve vai exibir cara nova, assim como a cozinha deve ganhar um visual mais "diferentão". Nos planos, cores, ideias, e orçamento baixo, claro, como ela gosta, a fim de inspirar mais gente a fazer o mesmo.

O verde que domina a sala também migrou para a parede do quarto - Michele Britto - Michele Britto
O verde da sala também migrou para a quarto
Imagem: Michele Britto
No home office, Michele apostou no rosa pastel  - Michele Britto - Michele Britto
No home office, Michele apostou no rosa pastel
Imagem: Michele Britto

Dicas da Michele para dar o start na transformação da casa

  • Aposte no que é possível e acessível. "Ideias criativas podem ajudar, sem alterar a estrutura da casa. Aqui, pintei o rejunte de um banheiro e coloquei cortinas no boxe do banheiro. Isso mudou completamente o lugar."
  • Tinta, sempre. "O que mais transforma uma casa é cor nas paredes. Dá para pintar, fazer desenhos geométricos, delimitar espaços, criar efeitos. Usei pintura de estêncil no piso de um ambiente e na parede do home office. Gostei muito do resultado, parece papel de parede, mas muito mais barato."
  • Crie seus papeis de parede... "Gosto de explorar a área da parede e colocar lambe-lambes. Aliás, podemos criar quadros no computador e imprimir em gráfica, por exemplo. Tudo ajuda a mudar a casa."
  • E seus móveis também. "Fiz uma estante de cremalheira, cortando as prateleiras na madeireira, com baixo custo. Deu um grande efeito. Fiz também a cabeceira de palhinha, mas é possível fazer com placa perfurada, ou outros materiais baratos."
  • Colecione referências. "Na internet tem muita ideia boa. Salvo para ver depois e enxergar outras possibilidades, mesmo que eu tenha uma ideia já formada sobre alguma coisa."

@s que me inspiram

@raizacostaofficial

“A casa da Raíza, a decoração, os vídeos me inspiram muito. Qualquer coisinha dessa brasileira que mora em Nova York transforma num evento”

@champagneunicorns

“É um perfil bem colorido e descontraído, parece que tudo combina. A casa tem a personalidade da moradora, reflete como ela se veste – e até o gato entra na brincadeira”