Topo

São Paulo terá a maior roda-gigante da América Latina, com 91 m de altura

Nova recordista no país, a roda-gigante paulistana estará localizada no parque Cândido Portinari, às margens do rio Pinheiros Imagem: Divulgação

De Nossa

11/04/2022 17h34

A cidade de São Paulo está prestes a ganhar a mais nova roda-gigante do país — e que promete ser a maior de toda a América Latina.

A 91 metros de altura, a "Roda São Paulo", como foi batizada, deve ser aberta ao público em junho de 2022, informou o Governo do Estado de São Paulo neste domingo (11).

A atração estará localizada no parque Cândido Portinari, ao lado do Villa-Lobos e às margens do Rio Pinheiros, ocupando uma área de 4,5 mil metros quadrados. Sua montagem já foi iniciada por uma equipe de 200 pessoas da empresa São Paulo Big Wheel (SPBW), responsável pela obra.

À Nossa, a empresa responsável informou que a roda terá 42 cabines de observação climatizadas, com monitoramento por câmeras, interfones, wi-fi e capacidade para até 10 pessoas cada. Na prática, isso quer dizer que, em apenas um passeio, a Roda São Paulo poderá transportar até 420 passageiros.

Ela ainda terá iluminação cênica, que poderá ser programada, e tecnologia "continuous loading". Esse tipo de dispositivo permitirá o embarque e desembarque de pessoas sem interromper o percurso — o que deve contribuir para não formar grandes filas.

Imagem: Divulgação

Além disso, a nova atração paulistana contará ainda com uma estrutura similar a outras grandes rodas mundo afora, como a Ain Dubai (de 210 m, em Dubai), a High Holler (167 m, em Las Vegas), a Singapore Flyer (150 m, em Singapura) e a London Eye (135 m, em Londres). O que isso quer dizer?

Ela será estaiada, como uma roda de bicicleta que é sustentada pelas hastes interiores, o que permite a construção de rodas-gigantes de grandes diâmetros e oferece não só melhor integração à paisagem como menor risco de colisão aos pássaros.

Ao seu redor, haverá uma praça de convivência de acesso livre aos frequentadores do parque e seus pets, com espécies nativas da Mata Atlântica.

A estrutura de mais de mil toneladas exige o uso do maior guindaste rodoviário do Brasil, segundo o Governo de São Paulo Imagem: Divulgação

O espaço será assinado pelo escritório Levisky Arquitetos Estratégia Urbana e construído com materiais sustentáveis, pavimentos permeáveis, soluções de reuso de água e acessibilidade para pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade, informou ainda o Governo de São Paulo.

O brinquedo poderá ser acessado pela linha de trem conectada ao metrô, ônibus, além de ciclovias permanentes e ciclofaixas de lazer montadas aos domingos e feriados. A expectativa é receber entre 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano, cerca de 10% do atual público frequentador dos parques.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

São Paulo terá a maior roda-gigante da América Latina, com 91 m de altura - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade