Topo

Favorito de piratas, pub mais antigo da Inglaterra é salvo por funcionários

Ye Olde Fighting Cocks, o pub mais antigo da Inglaterra, com 1.200 anos - Divulgação
Ye Olde Fighting Cocks, o pub mais antigo da Inglaterra, com 1.200 anos Imagem: Divulgação

De Nossa

11/04/2022 04h00

O pub Ye Olde Fighting Cocks, que existe há cerca de 1.200 anos e é considerado o mais antigo da Inglaterra, reabriu semana passada apór ser "salvo" por funcionários que não se conformaram com o seu fechamento, até então definitivo, em fevereiro.

A casa milenar, que fica em St. Albans, Hertfordshire, sobreviveu a guerras e outras pandemias, passava por enormes dificuldades financeiras provocadas pela covid-19. A comoção provocada entre os clientes, o público britânico e os empregados desde o anúncio do encerramento de suas atividades mobilizou interessados em reverter a situação desde então.

Um porta-voz do antigo dono do pub, Christo Tofalli, afirmou à CNN americana em 8 de fevereiro que a equipe do Ye Olde Fighting Cocks ainda procurava alternativas para, em um último esforço, salvá-lo. Caso não encontrassem, no entanto, a única saída seria se despedir do bar.

No Twitter da casa, Tofalli adiantou, um dia depois, que já havia interessados em comprar o imóvel e mantê-lo em funcionamento.

Em 14 de fevereiro, ele confirmou que o pub deveria voltar a abrir as portas em breve, mas não deu mais informações a respeito dos interessados e da previsão de retomada do negócio.

"Tantas pessoas do mundo todo pedindo para ajudar a financiar nossa equipe para continuar com nossos planos. Muitos dizem que facilmente conseguiríamos arrecadar o dinheiro. É um bom pensamento, obrigada, mas minha consciência não se sente confortável em aceitar. Prefiro o inverso. O pub vai continuar com novos donos", justificou na ocasião.

Os novos donos, no entanto, estavam mais perto do que Christo imaginava. Segundo a BBC, o gerente da casa, Martin Robinson, e o chef que comandava a cozinha, Ian Baulsh, juntaram forças e, com o chef de cozinha Sam Walker conseguiram tomar o controle do negócio após seu processo de falência se completar.

Robinson trabalhava já no Ye Olde há 12 anos, enquanto Ian estava lá há 8. Walker não era parte da equipe anterior. O ex-gerente revelou que a estratégia para a reabertura foi apostar em um menu "rejuvenescido" e música ao vivo.

"Ian, Sam e eu estamos animados para levar o pub a este novo capítulo de sua história", celebrou, após agradecer toda a dedicação do ex-chefe, Christo Tofalli, nas redes sociais.

O Ye Olde Fighiting Cocks foi fundado em 793 d.C., mas está situado neste endereço, ao lado da Catedral de St. Albans (onde a Carta Magna do Reino Unido foi escrita) desde 1539.

O espaço teria, ao longo dos anos, recebido uma clientela diversa, que incluiu contrabandistas e piratas.