Topo

Conheça os tipos de feijão e aprenda os truques para um prato perfeito

Tipos de feijão: conheça opções para variar o grão do dia a dia - Diana Taliun/Getty Images/iStockphoto
Tipos de feijão: conheça opções para variar o grão do dia a dia Imagem: Diana Taliun/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

25/03/2022 09h08

Assim como o arroz, o feijão é a a base da alimentação brasileira. Está na mesa de diferentes classes sociais, de Norte a Sul do país, do boteco ao restaurante com estrela Michelin.

Embora o mais comum seja consumir o tipo carioca e o preto com caldo, feijão não é tudo igual. Há outras variedades, como o fradinho, o verde, o rosinha, o branco...

Confira qual é qual e onde usar:

Carioca (ou carioquinha)

feijão, arroz com feijão, feijão carioca - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

De coloração bege, apresenta listras marrons. Além de ser o mais consumido ao lado de arroz branco, pode ser aproveitado no preparo de tutu, caldinho, farofa, bolinho e, para os vegetarianos, hambúrguer.

Preto

feijão preto - Salted Caramel - Salted Caramel
Imagem: Salted Caramel

O grão negro, nativo da América, é a base da tradicionalíssima feijoada e do feijão-tropeiro. É utilizado em pratos típicos de outros países latino-americanos, como México, Venezuela e Cuba.

Rosinha

Feijão rosinha - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Os grãos são pequenos, com pontos rosados, que absorvem bem os temperos e cozinham rápido. Tal tipo rende caldo suculento e é indicado para caldinhos, bolinhas e, ainda, com farofa.

Moyashi

Salada de feijão-verde - Vai Ter Churras - Uol/Nossa - Uol/Nossa
Imagem: Uol/Nossa

Também conhecido como feijão-verde, é arredondado e tem consistência é macia. Bastante usado na culinária asiática, dá cor e graça a saladas como a preparada por Bruno Salomão no "Vai ter Churras". Seu broto também é bastante consumido.

Fradinho

Feijão fradinho - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Feijão-de-corda é outro nome comumente usado. Seu grão é claro, com discreta mancha preta. Costuma ser adotado em saladas, farofas, com picadinho de carne e é um dos ingredientes principais do acarajé e do baião-de-dois.

Branco

Feijão branco - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Mais alongado que os demais da lista, o feijão-branco é outra variedade com origem americana. O formato é oval e ligeiramente achatado. É consumido enlatado, em saladas e pratos clássicos, como o francês cassoulet.

Dicas de profissional

Fazer um feijão caldoso para comer com arroz é fácil, mas a tarefa assusta muita gente. A cozinheira Mara Salles, do restaurante paulistano Tordesilhas, ensina aos leitores de Nossa os truques para um feijão envolvente e cheio de sabor:

  • Cozinhar um pé ou uma orelha de porco junto com o feijão. O caldo fica mais encorpado pelo colágeno;
  • Usar três partes de água para uma de feijão na hora do cozimento;
  • A partir do momento que a panela de pressão começar a chiar, é hora de contar o tempo. A minutagem pode depender do feijão. Para meio quilo do carioquinha, são cerca de 25 minutos (se ele não ficou de molho);
  • Para o tempero, refogar alho picado bem pequenininho em banha de porco sem medo. Fazer com que o alho atinja o máximo da caramelização sem queimar é o segredo.