Topo

Como limpar piso de porcelanato? Veja dicas para deixar o chão brilhando

Confira dicas para deixar o seu piso de porcelanato em casa brilhando Imagem: Reprodução

De Nossa

25/03/2022 09h13

O piso de porcelanato se tornou um favorito para as decorações das casas. Os motivos principais para essa escolha são a praticidade e a facilidade proporcionada pelo material durante a limpeza.

Para esclarecer as dúvidas, Nossa conversou com João Pedro Lúcio, técnico de Operações da Maria Brasileira, para te ajudar na manutenção da casa brilhando.

Como limpar?

A limpeza do porcelanato é bem simples, e deve ser assim para evitar manchas na superfície. Então, primeiro, com o auxílio de uma vassoura ou aspirador de pó, retire o excesso de poeira do ambiente.

Depois, num balde, coloque água e detergente neutro. Umedeça um pano, de preferência de microfibra, e passe em todos os espaços. Espere secar e finalize passando um pano seco para retirar possíveis pelos do próprio pano que possam ficar no piso.

"Essa limpeza pode ser feita em qualquer tipo de porcelanato", comenta o especialista. "Evite produtos corrosivos, que podem danificar ou manchar o piso. No entanto, o mercado oferece produtos específicos para a limpeza de porcelanato. Leia bem o rótulo antes de aplicar em sua casa."

E para remover sujeiras persistentes?

Nesses casos, será preciso recorrer aos produtos de limpeza pós-obra específicos para porcelanato disponíveis no mercado. Eles vão remover as manchas que podem ter aparecido e deixar o piso com aparência perfeita.

"Eles também podem ser utilizados em casos mais graves, como no surgimento de manchas difíceis de remover com os métodos convencionais", comenta João.

O que evitar?

Nunca use produtos como amoníaco, água sanitária, sabão em pó, ceras, produtos de limpeza de alumínio que contêm ácido fluorídrico, soda cáustica e ácidos em geral.

Os tipos de porcelanato mais comuns

Cozinha com piso de porcelanato Imagem: Getty Images/iStockphoto

Porcelanato polido: pelo fato de ser muito liso e brilhante, qualquer poeira nele chamará a atenção. Até o suor dos pés fica mais evidente nesse tipo de piso, deixando manchas. Também é mais fácil de riscar ao arrastar algum móvel. Quem optar por esse tipo de revestimento, o ideal é passar um pano umedecido com água diariamente e colocar um pedacinho de camurça ou feltro nos pés dos móveis para evitar riscar o piso.

"Se tiver pet na casa, o ideal é retirar os pelos com a ajuda de um aspirador e depois finalizar a limpeza com o pano úmido", comenta João.

Porcelanato acetinado: esse apresenta um acabamento que fica entre o fosco e o semibrilho. Por ter essa característica, facilita a manutenção da limpeza no dia a dia e é ideal para áreas internas.

Porcelanato fosco: como o próprio nome já diz, apresenta um acabamento totalmente sem brilho. Apesar desse tipo de piso também ser utilizado em áreas internas, devido sua ausência de brilho, acaba sendo muito indicado para compor áreas externas.

Porcelanato amadeirado: deixa qualquer ambiente aconchegante. E, por estar disponível em diversos formatos, tamanhos e cores, passou a ganhar cada vez mais adeptos.

Porcelanato antiderrapante: geralmente é colocado em áreas molhadas, como banheiros e áreas externas, por isso exige uma limpeza um pouco mais pesada, já que a superfície do piso tende a ser mais áspera. O ideal é usar saponáceo em pó diretamente no porcelanato, e usar uma escova de cerdas para esfregar. Logo após, é só retirar o produto com água e secar com a ajuda de um pano no rodo.

Mais dicas importantes

Durante a limpeza do piso porcelanato é fundamental evitar o contato direto de produtos de limpeza com sua superfície, especialmente aqueles comprados no mercado. Eles possuem produtos químicos em sua fórmula que, quando em contato direto com o piso, podem provocar desgaste e manchas.

Evite também materiais ásperos para limpar o porcelanato, como palha de aço e o lado verde das esponjas. Esses produtos podem riscar o porcelanato e deixá-lo com o aspecto feio."

Lembre-se também: Se precisar mudar os móveis de lugar em algum momento, resista à tentação de arrastá-lo. Isso irá arranhar, e muito, o seu porcelanato. Para evitar que isso aconteça, coloque um pedacinho de feltro embaixo dos pés dos móveis. E se derramar algum líquido ou alimento, limpe na hora.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como limpar piso de porcelanato? Veja dicas para deixar o chão brilhando - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade