Topo

Disney de Xangai volta a fechar por causa de surto de covid-19

A Disney de Xangai, na China, não receberá visitantes por tempo indeterminado - Aly Song/Reuters
A Disney de Xangai, na China, não receberá visitantes por tempo indeterminado Imagem: Aly Song/Reuters

De Nossa

22/03/2022 14h05

O Disney Resort de Xangai — incluindo a Disneylândia, Disneytown e Wishing Star Park — fechou suas portas nesta segunda-feira (21) por tempo indeterminado, devido a um novo surto de covid-19 que atingiu um dos principais centros financeiros da China graças à variante ômicron.

"Continuaremos a monitorar a situação da pandemia e consultar as autoridades locais. Informaremos nossos visitantes logo que tivermos uma data para retomar as operações", anunciou a empresa em seu site.

"Nos desculpamos pela inconveniência e ofereceremos reembolsos ou trocas [de datas] para todos os nossos visitantes afetados durante este período", acrescentou ainda o time do parque.

Xangai registrou 24 novos casos de transmissão doméstica da covid-19 e 734 infecções locais assintomáticas no domingo (20), segundo informações da CNN americana. Foi o quarto dia consecutivo de aumento nas nestas infecções, sem sintomas.

Apesar de os números parecerem ser inexpressivos em comparações com os registros de outros países, como o Brasil, o território chinês não sofria com números tão altos de infecções desde o surto inicial, em Wuhan, no início da pandemia no fim de 2019.

Ainda no dia 20, o país todo atingiu um total de 1.947 novos casos de transmissão local com sintomas confirmados, segundo dados da Comissão Nacional de Saúde. Um aumento em relação aos 1.656 registrados no sábado (19).

Com uma política de tolerância zero em relação ao vírus, as autoridades sanitárias locais realizam duros lockdowns e políticas extensas de testagem em massa, limpeza de ruas e locais públicos, exigência de uso de máscaras e isolamentos.

"Quando se trata de toda a situação do controle epidemiológico e da prevenção que estamos encarando, é bastante complexa e séria. E é também um grande teste para nós", frisou ainda Wu Jinglei, diretor da Comissão de Saúde e Planejamento Familiar de Xangai, em uma coletiva reportada pela CNN.

Ele apoia o esquema de liberação dinâmica das atividades do país, que executa aberturas e fechamentos contínuos de grandes centros, como é o caso dos parques Disney.