Topo

Entre conceito e funcionalidade, cerâmica ultracolorida é marca de artista

Bowls de cerâmica - Arquivo Pessoal
Bowls de cerâmica Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

22/03/2022 04h00

Marô Antunes

Marô Antunes

Quem é

A artista, designer e ceramista à frente de sua marca homônima é formada em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Se fosse escrever um livro sobre suas cerâmicas divertidas e cheias de personalidade, Marô Antunes certamente começaria pela riqueza criativa da infância. Cercada por cores, pelo ponto cruz da avó, pelo artesanato que lhe dava asas, a menina cresceu fascinada pela arte.

"Em épocas festivas, eu desenhava cartões temáticos à mão e levava à gráfica para imprimir mais e vender na escola", ri, sem dissociar a artesã da empreendedora que já estava em ebulição naquela época. Quando precisou decidir pela faculdade, não pensou duas vezes. O percurso nas artes a levou a pintar quadros e até retratos em couro.

Xícaras criadas por Marô Antunes - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Xícaras criadas por Marô Antunes
Imagem: Arquivo Pessoal
Potiches com bolas e bocas - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Potiches com bolas e bocas
Imagem: Arquivo Pessoal

Porém, quando concluiu o curso, em 2015, não estava feliz. Voltou ao interior de São Paulo a fim de cuidar do pai, que estava doente, e começou a pintar porcelana.

Percebi que precisava criar minhas próprias peças. Lembro de dizer a ele que queria fazer aquilo, mas não entendia absolutamente nada."

Xícaras de cerâmica - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Xícaras de cerâmica
Imagem: Arquivo Pessoal

Nessas horas, é preciso se distanciar para enxergar melhor, como você já deve ter visto em muitas histórias. Numa viagem sabática de três meses a Londres, aconteceu. "Foi onde tive ideias para o nascimento da minha marca", conta.

Uma delas veio da escultura Atomium, em Bruxelas, na Bélgica — vêm dessa referência as bolas que compõem as caixinhas de cerâmica, carro-chefe do ateliê hoje ao lado das canecas.

De volta ao Brasil, ávida pela criação, mergulhou em uma experiência em um ateliê de cerâmica. Prática, teoria e inspiração somadas, o melhor dos mundos para inventar. Eis que veio a carreira solo, três anos atrás, com tudo.

"Sou do conceitual e do utilitário, sempre com detalhes, em busca de algo único. O pessoal até brinca que se a peça não dá trabalho, não é minha", ri.

Peças de cerâmica - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Peças de cerâmica
Imagem: Arquivo Pessoal
Peças de cerâmica - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Peças de cerâmica
Imagem: Arquivo Pessoal
Bowl de bichos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Bowl de bichos
Imagem: Arquivo Pessoal

Em breve, o Instagram @maroantunes passa a ter ponto físico, a fim de expandir a marca. "A arte sempre veio com facilidade para mim. É o que me completa, o que me faz feliz e leve".

@s que me inspiram

@ardmore

“É uma comunidade africana que nem entendo como fazem tantos detalhes em suas criações. As estampas, em relevo ou não, são hipnotizantes.”

@fornasetti

“Admiro muito o que a Fornasetti cria como marca. É incrível em todos os sentidos. A criatividade infinita, a complexidade e a elaboração das peças me surpreendem”.