Topo

Aruba elimina todas as restrições contra covid-19 para viajantes

Eagle Beach, em Aruba, uma das melhores praias do mundo em 2022, segundo premiação do Tripadvisor - Reprodução/Tripadvisor
Eagle Beach, em Aruba, uma das melhores praias do mundo em 2022, segundo premiação do Tripadvisor Imagem: Reprodução/Tripadvisor

De Nossa

18/03/2022 12h29

A partir deste sábado (19), viajantes de quaisquer nacionalidades poderão entrar na paradisíaca ilha de Aruba, no Caribe, sem a necessidade de apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo para a covid-19, anunciou sua autoridade de turismo.

Máscaras, no entanto, ainda serão exigidas apenas nos aeroportos. Em outros pontos da ilha, elas são recomendadas quando houver impossibilidade de manter distanciamento social, mas não são obrigatórias.

Turistas estrangeiros devem continuar a preencher o cartão de embarque e desembarque na entrada e na saída do destino, assim como contratar seguro para visitantes de Aruba, geralmente no momento de aquisição do cartão, informa o site oficial do Turismo de Aruba.

Caso tenha sintomas de covid-19 na ilha, o turista deve entrar em contato com o número das autoridades de saúde pública em primeiro lugar, antes de procurar um centro médico. Eles orientarão a respeito do protocolo a seguir.

Se o viajante testar positivo ainda durante sua estadia, ele deve comunicar as autoridades locais e possíveis infectados com que teve contato, além de cumprir quarentena de, no mínimo, cinco dias ou até receber alta médica. Aqueles que apenas tiveram contato com uma pessoa com a covid-19 durante a viagem também devem se isolar por cinco dias.

A decisão de eliminar os protocolos de entrada foi tomada com base em orientações de "organizações globais de saúde, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), além de especialistas e cientistas que lideram o campo", justificou o Comitê de Turismo da ilha à revista Travel and Leisure.

"Não há como questionar, a pandemia forçou uma mudança tremenda na maneira com que Aruba funcionou nos últimos dois anos, dos negócios cotidianos à maneira como visitantes viajam e aproveitam seu tempo [aqui]", relembrou Ronella Croes, presidente da Autoridade de Turismo de Aruba, à publicação.

"Como parte do caminho a seguir, estivemos trabalhando para nos reajustarmos a níveis de maior normalidade e este é um grande passo nesta direção, permitindo a nossos visitantes a tranquilidade a que estão acostumados ao visitar Aruba", concluiu.