Topo

Como separar a gema da clara de ovo: veja 5 truques, do funil à garrafa pet

Mão, casca, escumadeira, funil e PET: cinco formas de separar gema e clara - TARIK KIZILKAYA/Getty Images/iStockphoto
Mão, casca, escumadeira, funil e PET: cinco formas de separar gema e clara Imagem: TARIK KIZILKAYA/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

25/02/2022 09h23

Alguns processos na cozinha são possíveis de contornar e evitar. Separar as claras da gema não é um deles. Isso porque muitas receitas pedem só uma das partes do ovo. No molho do macarrão carbonara, por exemplo, usa-se apenas a bolota amarelinha. Já na pavlova, a estrutura do doce é construída com base no suspiro de claras batidas.

O melhor que os cozinheiros amadores podem fazer, portanto, é aceitar o desafio. As boas notícias são que sobram alternativas de como solucioná-lo e que, com a prática, separar a clara da gema fica fácil, fácil.

Selecionamos 5 técnicas para testar e eleger a sua favorita. Confira abaixo.

Ovo - Aleksandar Gligoric/Getty Images/iStockphoto - Aleksandar Gligoric/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Aleksandar Gligoric/Getty Images/iStockphoto

1. Mão

Lave bem as mãos e quebre o ovo dentro de uma vasilha. Mergulhe uma das mãos em formato de concha e coloque a gema na palma da mão. Abra os dedos de leve para que a clara volte para o recipiente e transfira a gema para outro bowl.

2. Garrafa PET

O jeitinho "tiktoker" de separar a gema da clara é com garrafa pet. A ideia é apertar a garrafa, tirando ar do interior, e aproximar a boca da gema. Conforme afrouxar os dedos, a garrafa deve sugar a gema. Quando isso acontecer, vire a boca para cima.

3. Casca

Quebre o ovo em cima de uma tigela e tente manter a gema em uma das partes da casca em vez de deixá-la escapar para o recipiente também. Incline a casca com a gema com cuidado para que saia o resto de clara. Se necessário, use a outra casca como 'barreira' para que a gema não caia.

4. Escumadeira

Sabe o utensílio cheio de furinhos feito para retirar um alimento da fritura? Tire-o gaveta na hora que quiser "pescar" a gema da vasilha onde quebrou o ovo e leva-la para outro recipiente. Basta tomar cuidado para a gema não escorregar da escumadeira.

5. Funil

Tem funil em casa? Então a tarefa ficou fácil. Basta quebrar o ovo dentro dele que a clara irá escorrer e a gema ficará presa.