Topo

Jovem faz sucesso com fotos em cada estação de metrô de SP: 'Queria viajar'

Jovem visitou todas as estações de metrô e trem de São Paulo - Reprodução/Facebook
Jovem visitou todas as estações de metrô e trem de São Paulo Imagem: Reprodução/Facebook

Heloísa Barrense

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 04h00Atualizada em 24/02/2022 08h48

O estudante Leonardo Christofoletti, 21, estava no terceiro ano do ensino médio em 2017 quando resolveu iniciar um projeto inusitado: visitar todas as estações do metrô e da CPTM de São Paulo. Morador da Freguesia do Ó, na Zona Norte, Leonardo passou a frequentar até mesmo as inaugurações dos novos pontos da malha ferroviária da cidade. A história ficou longe dos holofotes até esta segunda-feira (21), quando ele decidiu montar um álbum no Facebook e compartilhar a experiência.

Não tinha postado nada nas redes. Estava brincando com a minha namorada, dizendo que eu fui em todas as estações de São Paulo, e resolvei compartilhar para ela e os meus amigos verem. Decidi colocar no Facebook até como uma forma de guardar esses registros.
Leonardo Christofoletti, estudante

A iniciativa se deu em um momento em que Leonardo enfrentava dificuldades. "Eu estava passando por problemas emocionais - e eu gosto muito de viajar. Na época, não tinha dinheiro, nem tempo, para ir mais longe e eu falei: 'vou fazer aquilo que tá ao meu alcance'. E comecei a andar por aí de metrô e de trem."

A primeira malha a ser explorada foi a linha 3-Vermelha do metrô. "Eu e um amigo que me fotografava íamos de estação por estação. A gente conhecia cada uma por dentro. Só saíamos nos terminais, como foi o caso de Itaquera."

Depois da linha vermelha, Leonardo seguiu para a linha 1-Azul e linha 2-Verde, além de começar a frequentar as estações da CPTM e da atual Via Mobilidade. "As de trem eram as mais difíceis. Tinha que esperar uns 20 minutos o outro trem chegar após tirar a foto. Era uma baita paciência."

trem - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Leonardo também passou pelas estações de trem
Imagem: Reprodução/Facebook

Leonardo continuou frequentando as estações de metrô e trem no ano seguinte e presenciou inaugurações históricas, como a da estação de Guarulhos. Além das fotos, ele começou a gravar vídeos, que compartilha em seu canal no YouTube, ProjetoBRA, em que atualiza os inscritos a respeito de notícias sobre mobilidade. O projeto também se transformou em um podcast, em que ele comenta cada novidade do transporte de São Paulo.

"O mais importante que percebi com tudo isso é a agilidade e a eficiência do transporte sobre os trilhos. Eu moro na Freguesia do Ó, a gente não tem metrô próximo, a mais próxima é a Lapa. É até irônico esse projeto para mim porque eu sou de uma região onde o transporte é bem precário", reflete.

O passeio é interessante porque dá pra ter uma experiência das questões sociais da cidade. A linha 9-Esmeralda por exemplo, começa em uma região de baixa renda, passa por uma de altíssimo padrão e termina em outra da periferia. É interessante como a paisagem mostra isso. A gente tirou umas fotos em horário de pico, e via o fluxo de pessoas e as características delas. É uma brincadeira, mas também tem um fundo social e antropológico.

O estudante ainda afirmou que, durante o passeio, descobriu regiões de São Paulo que não imaginava que existiam na região metropolitana. "São regiões mais interioranas, como nas estações Rio Grande da Serra, ou Amador Bueno, que tudo muda bastante, parece mesmo interior."

Atualmente cursando Midialogia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Leonardo diz que não pensa em deixar o projeto de lado. Ele pretende continuar visitando as novas estações de São Paulo. "Eu gosto de fazer esses projetos. Como o meu curso está ligado na parte visual, eu adoraria muito um dia trabalhar, fazer documentários ou coberturas em estações. Quem sabe um dia ser responsável por pesquisar mobilidade."