Topo

Apê de 44 m² em Olinda garante décor econômica com artes manuais e garimpos

Formada em RH, Suelen transformou a paixão em decoração na sua profissão e aposta no decór afetivo para dar personalidade aos espaços - Arquivo Pessoal
Formada em RH, Suelen transformou a paixão em decoração na sua profissão e aposta no decór afetivo para dar personalidade aos espaços Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

17/02/2022 04h00

De um quebra-galho, este apê em Olinda, Pernambuco, com enxutos 44 m² tornou-se o lar definitivo de Suelen Gonçalves da Silva. Dez anos atrás ela o alugou de uma amiga pagando um preço bem camarada até que conseguisse se estabilizar, afinal, estava no começo do casamento. Mas o tempo passou e o amor só aumentou.

"Adoro o bairro e o lugar fica próximo às nossas famílias, então caiu como uma luva. Fui a primeira moradora e fiz toda a decoração sozinha, aos poucos", ri.

Sala de estar do apê - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar do apê
Imagem: Arquivo Pessoal
Tons terrosos protagonizam a decoração - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Tons terrosos protagonizam a decoração
Imagem: Arquivo Pessoal

Formada em RH, Suelen se apaixonou tanto pelo processo de decorar que transformou em profissão. Amante das hashtags #homedecor, #arquitetura ou #interiordesign, ela vive postando referências no perfil @eraumacasamuito e põe mil ideias em prática.

Suelen Gonçalves - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Suelen Gonçalves
Imagem: Arquivo Pessoal

É no décor afetivo, em que cada escolha tem uma história e um motivo, que ela encontra sentido para continuar decorando.

"Muito do que tenho como referência é uma mistura de lembranças da casa da minha voinha, onde morei na infância. Havia móveis de madeira, vitrola, rede e cadeiras de palha indiana. Adiciono elementos atuais de referências que tenho dos livros, das redes sociais e dos programas de TV sobre tudo que envolve esses temas", diz.

Olinda, meu bem

Espaço do home-office - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Espaço do home-office
Imagem: Arquivo Pessoal
Hall do apartamento decorado com quadros - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Hall do apartamento decorado com quadros
Imagem: Arquivo Pessoal

Você vai ver também cores, muitas cores — ora, uma morada em Olinda, uma das capitais do carnaval brasileiro, não poderia passar longe delas. Itens rústicos, objetos ganhados de amigos ou achados em antiquários ganham valor em estantes ou nas paredes.

O macramê também é presença forte. Suelen mergulha na técnica e expõe suas criações nas paredes, nos suportes de plantas e nos arremates. Pouco interessa a ela a palavra "alugado". Com coração, dedicação e horas preenchidas com melhorias por todos os cantos, é um lar afetivo. Isso sim importa, de fato.

Quarto de Suelen - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Quarto de Suelen, com elementos como o macramê
Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas da Suelen para decorar gastando pouco

  • Artesanato e trabalhos manuais. "Dão um toque muito especial na decoração. Não é para se iludir achando que tudo que você tocar vai transformar, ou fazer algo só porque viu um tutorial na internet e o resultado ficou incrível. Tem que ser algo que faça sentido para você, de acordo com a sua necessidade e intuição."
  • Macramê. "Eu sou muito suspeita, claro, pois faço a técnica. Mas é uma arte que não tem quem não se encante. Tem uma versatilidade enorme e abraça vários ambientes, da cozinha ao quarto de criança."
  • Plantas. "São peças-chave aqui em casa, deixam fluir boas energias e decoram ao mesmo tempo. Para toda rotina há uma plantinha que combine. Basta procurar espécies que possam viver na sua realidade, com pouco ou muito sol, pouco ou muito vento."
  • Garimpe. "Fique de olho no lixo da vizinha, percorra os brechós e feiras de antiguidade da sua região, vão trazer muita identidade para o seu cantinho."
  • Móveis de madeira de pínus. "São bem versáteis e baratos. A mesma estante que uso na sala pode ser usada na cozinha, no home office e por aí vai. Decoram super bem e é fácil encontrar profissionais que trabalhem com esse material."

@s que me inspiram

@ideiasdiferentes

“É um dos melhores perfis pra acompanhar e ter inspiração. Ricardo mostra casas e rotinas reais toda a semana. Tem muitos tipos diferentes de decoração e moradia, então não tem como não se inspirar.”

@ori.interiores

“Jorge e sua equipe fazem projetos com cores vibrantes, com muita regionalidade e ancestralidade e desenho de mobiliário que tem uma identidade visual incrível.”