Topo

Com 1.200 anos, pub mais antigo da Inglaterra tem novo dono após fechar

Ye Olde Fighting Cocks, o pub mais antigo da Inglaterra - Divulgação
Ye Olde Fighting Cocks, o pub mais antigo da Inglaterra Imagem: Divulgação

De Nossa

15/02/2022 14h20

O pub Ye Olde Fighting Cocks — considerado o mais antigo da Inglaterra, com cerca de 1.200 anos — vai ganhar em breve um novo dono, após fechar devido a dificuldades financeiras provocadas pela pandemia. Ainda não há previsão para a sua reabertura.

Por sua fama nacional, e atualmente internacional, o encerramento das atividades do pub havia comovido parte do público e da clientela local.

Apesar da decisão, um porta-voz do dono do pub, Christo Tofalli, afirmou à CNN americana em 8 de fevereiro que a equipe do Ye Olde Fighting Cocks ainda procurava alternativas para, em um último esforço, salvá-lo.

No Twitter da casa, Tofalli adiantou um dia depois, que já haviam interessados em comprar o imóvel e mantê-lo em funcionamento.

Nesta segunda (14), ele confirmou que o pub deve voltar a abrir as portas em breve.

"Tantas pessoas do mundo todo pedindo para ajudar a financiar nossa equipe para continuar com nossos planos. Muitos dizem que facilmente conseguiríamos arrecadar o dinheiro. É um bom pensamento, obrigada, mas minha consciência não se sente confortável em aceitar. Prefiro o inverso. O pub vai continuar com novos donos", escreveu.

Segundo a página da imobiliária, o contrato precisa ser assinado até 28 de fevereiro, então é possível que o retorno às atividades não demore tanto.

O Ye Olde Fighiting Cocks foi fundado em 793 d.C., mas está situado neste endereço, ao lado da Catedral de St. Alban (onde a Carta Magna do Reino Unido foi escrita) desde 1539.

O espaço teria, ao longo dos anos, recebido uma clientela diversa, que incluiu contrabandistas e piratas.