Topo

O passaporte mais 'fofo' do mundo? Bélgica lança modelo com Smurfs e Tintim

Novo passaporte belga traz Tintim, Smurfs e outros personagens queridos nas páginas - Reprodução/Hergé Moulinsart 2022
Novo passaporte belga traz Tintim, Smurfs e outros personagens queridos nas páginas Imagem: Reprodução/Hergé Moulinsart 2022

De Nossa

11/02/2022 09h26

O design dos passaportes da Bélgica mudou nesta segunda-feira (7), em um esforço para combater as falsificações. E agora nas páginas do documento é possível ver personagens queridos dos quadrinhos, entre eles o repórter Tintim, os Smurfs, Lucky Luke e Blake e Mortimer.

A emissão do novo passaporte, que foi anunciada em 27 de janeiro pela pela vice-primeira-ministra e também ministra das Relações Exteriores, Sophie Wilmès, não terá custo adicional para os cidadãos belgas: a expedição, que leva cinco dias úteis, sairá por 65 euros (R$ 391) para adultos e 35 euros (R$ 210,55) para menores.

Há custos adicionais para emissões de urgências, que podem ser feitas em até 4h30.

Colocar em circulação este novo passaporte é também uma oportunidade para evidenciarmos a Nona Arte, as histórias em quadrinhos, que são um elemento central da nossa cultura e da nossa influência no exterior." celebrou Sophie.

Ela também agradeceu à parceria dos estúdios de criação por trás dos personagens representados: Bonte Magazine, IMPS/LAFIG, Mediatoon, Moulinsart SA e Standaard Uitgeverij.

Tintim nas páginas do passaporte belga - Reprodução/Hergé Moulinsart 2022 - Reprodução/Hergé Moulinsart 2022
Tintim nas páginas do passaporte belga
Imagem: Reprodução/Hergé Moulinsart 2022

A ministra acredita que o novo design, mais trabalhado, dificultará a atuação de criminosos que tentem reproduzi-lo. Os documentos antigos, no entanto, continuarão válidos até a data de expiração.

Para comemorar o lançamento, uma exposição temporária a respeito da história do passaporte belga — reconhecido em 149 países, sendo que, em 110, ele dispensa o cidadão da Bélgica de visto — foi aberta em 28 de janeiro no Museu das Histórias em Quadrinhos em Bruxelas.

A mostra recebe o público até 6 de março de 2022.