Topo

Porcelana irreverente é sonho realizado de designer que queria ser Papa

O artista italiano Matteo Cibic faz criações com linguagem leve, jovem e irreverente. - Arquivo Pessoal
O artista italiano Matteo Cibic faz criações com linguagem leve, jovem e irreverente. Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

08/02/2022 04h00

Matteo Cibic

Matteo Cibic

Quem é

Artista e designer multidisciplinar italiano que cria itens de decoração com linguagem irreverente

Aos 15 anos, Matteo Cibic (@matteocibic) era um jovem desconhecido no interior da Itália que sonhava em ser o próximo papa. Sim, "o" Papa. Há uma única vaga para esse cargo — está atualmente ocupada e sem previsão de reabrir, você sabe.

Diante do sonho exótico do filho, seus pais sugeriram que ele passasse a temporada de férias no estúdio de seu tio, o renomado designer Aldo Cibic, em Milão. Nos arredores havia uma exposição de arte. Para alívio da família, o fascínio foi imediato. "Aquele foi o momento em que pensei: é melhor viver a vida como um designer do que como um Papa", conta.

Anos depois, Matteo estudaria Design no Politécnico di Milano. Criou também um site de relacionamentos e quase enlouqueceu pela falta de controle no processo — mas aprendeu muito sobre comportamento humano. Ele conta suas experiências ao Nossa com a mesma graça que põe em suas criações de linguagem leve, jovem e irreverente.

Lições sobre ser humano

Caixa Bruna, criada por Matteo Cibic - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Caixa Bruna, criada por Matteo Cibic
Imagem: Arquivo Pessoal

Por sorte, aos 30 anos, Matteo entendeu o que gostaria de fazer pelo resto da vida. E não era rezar. "Comecei a produzir móveis esculturais e percebi que objetos sem função são muito mais valiosos que os utilitários. E vi que itens com dupla função simplesmente não vendem."

Com bom humor ele revela mais: "Se ninguém fez algo, significa que é difícil realizar. Mas se você acreditar naquilo, vai estourar", diz.

Garrafa criada por Matteo  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Garrafa da coleção brasileira
Imagem: Arquivo Pessoal
Vaso Atlanta Brasil - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Vaso Atlanta Brasil
Imagem: Arquivo Pessoal

Ultimamente o designer tem cruzado o Atlântico a fim de desenvolver projetos com marcas brasileiras. Nesta semana, por exemplo, na feira Abup, ele lança uma coleção de porcelanas chamada Paradiso Dreams, produzidas no Brasil pela marca Boomsp para a Casa Bonita. Figuras antropomórficas instigantes estampam vasos, moringas, caixas e pratos de porcelana.

Objetos são como pessoas, têm alma, cor, espírito. Em uma sociedade com pouco respeito por eles, há pouco respeito pelas pessoas e relacionamentos."

Prato Raso Convexa - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Prato Raso Convexa
Imagem: Arquivo Pessoal
Obra com ilustração de Matteo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Obra com ilustração de Matteo
Imagem: Arquivo Pessoal

Porcelanas com toque irreverente

Moringa de Matteo Cibic - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Moringa de Matteo Cibic
Imagem: Arquivo Pessoal

A mesma cerâmica e o fazer manual que lança hoje o instigaram lá atrás, ele lembra, quando ainda tinha o plano de ser Papa. "Aos 16 anos eu fazia pequenos moldes nesse material. Com o tempo, conhecer pessoas que gostavam do meu trabalho fez a diferença", diz.

Curioso, ele sempre conhece a fundo os processos que envolvem seu trabalho. "Gosto de desafiar artesãos e levar técnicas e tecnologias de outras indústrias", fala, ciente de que é preciso dar escala ao feito à mão.

Paradiso Dreams, de Matteo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Paradiso Dreams, de Matteo Cibic
Imagem: Arquivo Pessoal
Essas obras foram produzidas na Itália - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Essas obras foram produzidas na Itália
Imagem: Arquivo Pessoal

Sobre a rotina de designer, talvez seja tão atribulada quanto a de um Papa cheio de compromissos, mesmo. "Gasto entre 4 e 5 horas ao telefone, duas horas resolvendo burocracias e depois caminho para pensar. Depois disso, de 10 a 20 minutos eu desenho."