Topo

BBB: aprenda a fazer o milk-shake de açaí preferido de Naiara Azevedo

Milk-shake de açaí, o favorito da sister do BBB22 Naiara Azevedo - Luciana Cavalcante/UOL
Milk-shake de açaí, o favorito da sister do BBB22 Naiara Azevedo Imagem: Luciana Cavalcante/UOL

Luciana Cavalcante

Colaboração para Nossa, de Belém do Pará

02/02/2022 04h00

Quem não perde um lance do BBB22 com certeza ficou curioso em conhecer o milk-shake de açaí feito no Pará, que é o queridinho da cantora Naiara Azevedo. Neste domingo (30), durante uma conversa na cozinha, os brothers falaram sobre a diferença no modo de consumo da bebida, que no sudeste é vendida como frozen e no Pará, como refeição.

Mas o comentário da cantora, que lembrou outra forma de consumo da bebida foi o que mais chamou a atenção, não só dos competidores, mas também dos espectadores.

"Tem um negócio que eles fazem lá (no Pará), que é como se fosse um milk-shake, o guaraná da Amazônia.

Eles batem no liquidificador o açaí puro, xarope de guaraná deles, leite em pó e as vezes até colocam ovo de codorna, amendoim, castanha-do-pará, catuaba. É uma bomba! Você toma e fica ligado. Eu amo!", explicou Naiara.

Naiara Azevedo contou aos colegas de confinamento como é o milk-shake mais famoso do Pará - JOAO COTTA/Globo - JOAO COTTA/Globo
Naiara Azevedo contou aos colegas de confinamento como é o milk-shake mais famoso do Pará
Imagem: JOAO COTTA/Globo

Em Belém, a venda do guaraná da Amazônia, é uma tradição com mais de 20 anos. Tem até um local que já virou ponto turístico, localizado na Praça Brasil, no centro da cidade. Lá são dez barracas, que servem vários sabores do guaraná adicionado às frutas regionais. Além do açaí há opções com cupuaçu, bacuri, graviola, entre outros.

O proprietário do trailer homônimo, Diner Nazareno Rabelo, 43 anos, é um dos vendedores mais antigos do lugar. Há 25 anos serve públicos de todas as idades.

Trailer Guaraná da Amazônia, em Belém do Pará - Luciana Cavalcante/UOL - Luciana Cavalcante/UOL
Trailer Guaraná da Amazônia, em Belém do Pará
Imagem: Luciana Cavalcante/UOL

Ele conta que a bebida tem como base o guaraná em pó, castanhas de caju, do Pará, amendoim e que pode ser acrescido da fruta escolha do cliente, mas o açaí é um dos mais pedidos.

"Por dia, a gente vende pelo menos cento e cinquenta unidades na praça porque a trabalha de domingo a domingo direto", revela.

Nazareno explica que a espécie de milk-shake energético pode incluir ainda alguns ingredientes afrodisíacos.

A gente sempre tem ginsen, marapuama, catuaba em pó e em vinho também. Mas é opcional, até porque deixa um pouco amargo. Mas tem gente que procura com essa finalidade sim (afrodisíaca). O ovo de codorna não usamos mais por orientação da vigilância sanitária", revela.

O milk-shake de guaraná com açaí é vendido a R$ 16 e serve até duas pessoas. "Fica tão 'adubado', como a gente costuma dizer aqui, que geralmente as pessoas compram para dividir".

Para fazer em casa

O vendedor ensina a receita do milk-shake energético de açaí.

Ingredientes

  • 240 ml de açaí in natura
  • 120 ml de xarope de guaraná
  • 50 g de farinha de castanha de caju
  • 50 g de amendoim torrado
  • 1 colher (sopa) guaraná em pó
  • 1 colher (sopa) leite em pó (opcional)
  • Gelo o bastante para dar consistência

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. O leite em pó é opcional, mas você pode adicionar também leite condensado enquanto estiver batendo. Quando os ingredientes estiverem misturados, adicione o gelo aos poucos. Ele é que vai dar a cremosidade. Mas fique atento para não passar do ponto.

Ao final, cubra com flocos de arroz ou amendoim picado. As barracas dispõem de pelo menos 15 coberturas para milk-shake que vão bem com a bebida e você pode usar a que tiver em casa. Caso deseje incluir catuaba, marapuama ou ginsen, basta adicionar uma colher de sopa no liquidificador.

O rendimento é 700 mililitros e serve duas pessoas.