Topo

Espanha planeja visto para nômades digitais de fora da União Europeia

Madrid, na Espanha: O novo documento permitirá que estrangeiros vivam até cinco anos no país - Getty Images
Madrid, na Espanha: O novo documento permitirá que estrangeiros vivam até cinco anos no país Imagem: Getty Images

De Nossa

31/01/2022 13h45

A Espanha poderá dar boas-vindas a nômades digitais também de fora da União Europeia nos próximos meses. A informação foi divulgada pela Ministra da Economia, Nadia Calviño, segundo o jornal britânico "The Independent" na quinta-feira (27).

"O visto para nômades digitais deverá atrair e reter talentos internacionais e nacionais ao ajudar trabalhadores remotos e nômades digitais a se estabelecer na Espanha", acredita a ministra.

O projeto de lei, que é parte do "Ato para Start Ups", foi entregue pelo Conselho de Ministros do governo espanhol ao Parlamento ainda em dezembro.

Caso seja aprovado nos próximos meses — negociações podem avançar até a primavera (entre março e junho) no país, segundo o The Independent —, o novo documento permitirá que estrangeiros vivam até cinco anos em território espanhol sem a necessidade de residência permanente ou de um visto de trabalho.

Os nômades digitais também deverão receber um desconto nos impostos a serem pagos para viver no país. Aqueles que possuírem múltiplos trabalhos ou fontes de renda precisarão fazer apenas uma única contribuição por até três anos.

Ainda segundo a publicação, o visto poderá ser pleiteado por profissionais freelancers e/ou trabalhadores que tenham ao menos 80% de sua renda atrelada a empresas de fora da Espanha.

Atualmente, visitantes de fora da União Europeia podem passar até 90 dias — cerca de três meses — a cada seis meses na Espanha, sem a necessidade de visto.