Topo

Filipinas voltarão a receber turistas vacinados a partir de 10 de fevereiro

White Beach na Ilha Boracay, nas Filipinas - Getty Images
White Beach na Ilha Boracay, nas Filipinas Imagem: Getty Images

De Nossa

28/01/2022 12h22

As Filipinas voltarão a receber turistas estrangeiros a partir de 10 de fevereiro, anunciou o governo local nesta sexta-feira (10).

Em comunicado à agência Reuters, o Secretário de Turismo Berna Romulo-Puyat esclareceu que os visitantes internacionais não precisarão cumprir quarentena, mas deverão apresentar comprovante de vacinação e teste negativo para a covid-19 para entrar no país.

"[A retomada] vai contribuir significativamente para a restauração de empregos principalmente nas comunidades dependentes do turismo e a reabertura de negócios que haviam sido fechados anteriormente", frisou.

Atualmente, as autoridades sanitárias filipinas reconhecem todas as vacinas aplicadas no Brasil: AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Sinovac (CoronaVac), além dos imunizantes Moderna, Sputnik V, Sinopharm e Covaxin.

Com a nova medida, filipinos poderão retornar ao país já em 1º de fevereiro. No dia 10, serão retomados os voos com viajantes de 150 países que possuem acordo com o arquipélago para que não sejam exigidos vistos de seus cidadãos. Entre eles está o Brasil.

As Filipinas haviam cancelado a sua reabertura, originalmente programada para dezembro, devido ao avanço da variante ômicron. Segundo a CNN americana, o fluxo de turistas do Japão, Coreia do Sul e China — seus principais visitantes — caiu 83% no último ano.

O Sul da Ásia, no entanto, já volta a se recuperar: a vizinha Tailândia anunciou que também retomará o turismo sem quarentenas no próximo mês.