Topo

Inspirados por vampiros, Viktor & Rolf trazem ombros altíssimos à passarela

A grife holandesa Viktor & Rolf trouxe ombros extremos às passarelas  - Divulgação
A grife holandesa Viktor & Rolf trouxe ombros extremos às passarelas Imagem: Divulgação

De Nossa

27/01/2022 14h56

Será a volta definitiva das ombreiras? Se depender dos holandeses Viktor & Rolf, as modelagens maximalistas nos ombros dominarão a primavera 2022.

Os estilistas apresentaram nesta quarta-feira (26) na Semana de Moda de Paris, uma coleção de alta-costura inspirada pelo glamour das obras góticas de Hollywood, especialmente as encarnações de Drácula da Era de Ouro, como é o caso daquele vivido pelo ator Bela Lugosi.

No entanto, é possível ver semelhanças aos figurinos de "Drácula de Bram Stoker" (1992), de Francis Ford Coppola.

Gary Oldman e Keanu Reeves em "Drácula de Bram Stoker" (1992) - Reprodução - Reprodução
O Drácula vivido por Gary Oldman em 1992: Referência fashion
Imagem: Reprodução

O mesmo filme, que não economiza nas capas, bordados, babados e outros itens de sofisticação, já possuía elementos em comum com a coleção Hyeres da dupla desfilada em 1993 e que possivelmente também serviu de referência para a versão 2022.

Apesar da inspiração vampiresca, não era possível ver muito pescoço à mostra na passarela da Viktor & Rolf, que apostou também nas golas altas acompanhando a modelagem dos ombros.

A paleta de cores mais fechadas também remetia ao universo gótico, com a predominância de pretos, avermelhados e tons de creme, embora houvesse raros florais na passarela — uma homenagem à Mina de Winona Ryder talvez?

As belezas também apostaram em blushes marcados, batons escuros e muitos pigmentos avermelhados. Segundo os criadores, o glamour dos antigos clássicos vampirescos possui "efeitos dramáticos de luz e sombras que transformam a realidade e criam um sentimento de alienação e suspense".

"Drácula simbolizava o medo de uma mudança na sociedade, que é prevalecente novamente no mundo de hoje", analisam Viktor Horsting e Rolf Snoeren ao apresentarem a coleção. Confira a íntegra: