Topo

São Paulo ganha ciclovia de 75 km para ligar cidades na Rota das Frutas

Vinhedo (SP), onde fica o parque temático Hopi Hari, será acessível à Itatiba, Louveira e Jundiaí através da ciclovia Imagem: Divulgação

De Nossa

26/01/2022 14h24

O estado de São Paulo ganhará uma nova ciclovia, de 75 quilômetros, que interligará as cidades da chamada "Rota das Frutas": Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba.

Anunciada nesta quarta-feira (26) pelo governador João Doria, a estrutura será inaugurada no sábado (29) com o objetivo de estimular o turismo na região, além de permitir um deslocamento mais seguro e sustentável de moradores.

"A ciclorrota das frutas está totalmente concluída, tem quatro pontos de acesso, todos com banheiros, espaços para alimentação e áreas para o estacionamento seguro das bicicletas e dos automóveis que forem levar os ciclistas até lá", informou Doria.

Ainda de acordo com o governador, todo o trajeto foi sinalizado segundo o padrão internacional e é monitorado com câmeras de segurança. Haverá também assistência mecânica e de saúde no percurso, o primeiro deste tipo no país que foi construído em rodovias.

A Rota das Frutas, no interior de São Paulo Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

A Rota das Frutas passa por pontos turísticos como o Mosteiro de São Bento, em Vinhedo, pela estação ferroviária, em Louveira, além de propriedades frutíferas e comércios regionais.

Em novembro de 2021, parte desta região — que compreende áreas dos municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo — se uniu para compor Serra Azul, o segundo distrito turístico de São Paulo.

Segundo o governo estadual, as cidades de Serra Azul devem, em breve, estabelecer resoluções conjuntas para tornar todo o distrito um espaço com circulação totalmente acessível a ciclistas.

A região conta com dois parques temáticos, Wet'n Wild e Hopi Hari, o maior outlet da América Latina e um shopping suspenso na rodovia dos Bandeirantes. O governo Doria estima que Serra Azul receba investimentos privados de R$ 1,8 bilhão e gere 7.440 novas vagas de emprego até 2026, o que deve aumentar o fluxo de visitantes em até sete milhões de pessoas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

São Paulo ganha ciclovia de 75 km para ligar cidades na Rota das Frutas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade