Topo

Chapas de aço viram objetos de decoração únicos nas mãos de artista

Bianca Barbato usa o metal como matéria-prima para criações que resistem ao tempo e trazem reflexão - Arquivo Pessoal
Bianca Barbato usa o metal como matéria-prima para criações que resistem ao tempo e trazem reflexão Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

25/01/2022 04h00

Bianca Barbato

Bianca Barbato

Quem é

Designer autodidata à frente de seu estúdio, a artista cria principalmente usando o metal como base

Chame Bianca Barbato de artesã, de designer ou de artista — ela dará ombros a esse e qualquer outro rótulo. Sua rebeldia quanto a esse assunto é do mesmo tamanho do impulso que teve, há 12 anos, quando começou a criar. Na época, morava no Rio de Janeiro, trabalhava com cinema e, inquieta, começou a fazer protótipos sem pretensão.

"Uma jornalista viu, gostou e publicou. Foi assim, bem espontaneamente, que tudo teve início", ri. Quatro anos depois ela se mudava para a capital paulista atrás de maior variedade de fornecedores".

Vaso Argolas, criado por Bianca Barbato - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Vaso Argolas, criado por Bianca Barbato
Imagem: Arquivo Pessoal

"Comprava chapas de aço e mandava para a fábrica cortar e produzir minha ideia. Visitando cada uma delas, Bianca se inspirava mais e mais. Percebeu que era assim que funcionava sua criação e a abertura às experimentações.

Os materiais são protagonistas do meu trabalho, eles determinam tudo. Meu aprendizado veio da curiosidade de aprender o que cada fornecedor podia fazer."

Cadeira e apoio para os pés do universo mobiliário criados a partir do metal como matéria-prima - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cadeira e apoio para os pés do universo mobiliário criados a partir do metal como matéria-prima
Imagem: Arquivo Pessoal

Mobiliário e objeto levam tempo para cair nas graças do público. O ciclo é longo e nada simples. No caso de Bianca, ainda mais: é preciso que os artesãos que produzem à mão suas peças sejam muito especializados e primorosos no acabamento.

"Não consigo me ver no ritmo ágil de produzir o tempo todo", conta.

Criação

Arte feita a partir do uso de metal por Bianca - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Arte feita a partir do uso de metal por Bianca
Imagem: Arquivo Pessoal

"As geometrias, as sombras, a vontade de ultrapassar os desafios e a complexidade permeiam meu trabalho", diz. Enquanto cursos livres a levaram a aprender o lado técnico do design, veio da vida o aprendizado de evitar invenções vazias de significado.

É em reflexões importantes que ela encontra espaço para criar objetos que resistam ao tempo e assim, se tornem importantes na vida das pessoas. Ainda bem.