Topo

Fã de altura, Bruno Fagundes busca aventuras na Suíça e 'vive para viajar'

Bruno Fagundes próximo à Interlaken Ost, na Suíça - Reprodução/Instagram
Bruno Fagundes próximo à Interlaken Ost, na Suíça Imagem: Reprodução/Instagram

Eduardo Vessoni

Colaboração para Nossa

20/01/2022 04h00

O ator Bruno Fagundes, 32, vive com a cabeça nas alturas. Já desceu uma tirolesa de ponta cabeça em Las Vegas, sonha fazer um roteiro só pelas melhores montanhas russas do mundo, esteve recentemente na estação de trem mais alta da Europa e em breve interpretará um instrutor de dança aérea, em "Cara & Coragem", próxima novela das 7.

"Sou meio adrenalina, eu caço esse tipo de experiência. Vou poder praticar dança aérea com esse personagem", conta Bruno, que já está tendo aulas particulares em São Paulo e, se possível, não gostaria de ter dublê nas cenas do seu personagem Renan.

Cancelada desde que a pandemia foi anunciada, em março de 2020, sua viagem mais recente foi para a Suíça, onde passou o final do ano com os irmãos.

E dá-lhe mais altura na vida de Bruno.

Bruno Fagundes na Interlaken Ost, na Suíça - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bruno Fagundes na Interlaken Ost, na Suíça
Imagem: Reprodução/Instagram
Bruno Fagundes na Suíça - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bruno Fagundes na Suíça
Imagem: Arquivo pessoal

Em sua viagem de oito dias de carro por terras helvéticas, o ator destaca Interlaken, um dos destinos mais procurados no país, onde fica Jungfraujoch, complexo turístico no topo da Europa, a 3.454 metros sobre o nível do mar.

"A cidade é, praticamente, formada por uma rua. E isso é tudo, não tem mais nada", descreve Bruno, em entrevista para Nossa, sobre esse destino de cerca de 5,5 mil habitantes, no cantão de Berna.

É da estação Interlaken Ost que visitantes partem para a estação ferroviária mais alta do continente, uma cenográfica viagem alpina por vilarejos isolados e vales como Lauterbrunnen, que inspirou até J.R.R. Tolkien em seu "O Senhor dos Anéis".

Vista de Bruno Fagundes em Interlaken, Suíça - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vista de Bruno Fagundes em Interlaken, Suíça
Imagem: Reprodução/Instagram
Bruno Fagundes na Interlaken Ost, na Suíça - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bruno Fagundes na Interlaken Ost, na Suíça
Imagem: Arquivo pessoal

Para economizar em um dos destinos turísticos mais caros da Europa, Bruno diz que andou muito a pé, usou transporte público e procurava os museus com valor de entrada sugerido, do tipo "pague quanto quiser". "É meio que caçar algo que caiba no bolso", recomenda.

"Os próprios suíços reclamam [do custo de vida], mas é um país muito rico, onde você vê o retorno do estado e tudo está funcionando. É um destino que compensa o investimento", pondera.

Bruno Fagundes próximo à Interlaken Ost, na Suíça - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bruno Fagundes próximo à Interlaken Ost, na Suíça
Imagem: Arquivo pessoal

Museu ou balada?

A pouco mais de 60 quilômetros de Interlaken fica Lucerna, primeira parada de Bruno na Suíça, daqueles típicos destinos que não costumam vir à mente do brasileiro que prepara um roteiro turístico no país.

Assim como explica o ator, suas viagens são pautadas pela arte e pelos roteiros menos óbvios. E o que não falta em Lucerna é arte, cujas primeiras referências ao hábito de decorar fachadas datam de 1513.

Bruno Fagundes no Kunstmuseum Luzern, na Suíça - Reprodução/Instagarm - Reprodução/Instagarm
Bruno Fagundes no Kunstmuseum Luzern, na Suíça
Imagem: Reprodução/Instagarm

Fundada no século 8, essa cidade medieval é conhecida pelas cerca de 225 fontes, muita delas de água potável, e pelo centro histórico famoso pelos desenhos em suas fachadas. Na comparação feita pelo ator, esse destino compacto lembra o Bairro Alto de Lisboa, "com umas casinhas próximas uma da outra e várias ruas onde carros não entram".

Sou um cara curioso e é para as artes que o meu olhar está direcionado. Se eu tiver um só dia para viajar e no destino tiver cinco museus, eu vou ver todos eles. Eu troco qualquer balada por um museu", confessa.

Bruno Fagundes na Basiléia, Suíça - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bruno Fagundes na Basiléia, Suíça
Imagem: Reprodução/Instagram

Bruno só não estava preparado para cruzar fronteiras em plena pandemia de coronavírus.

"Em Lucerna, me senti esquisito porque o uso de máscaras nas ruas não é obrigatório", conta o ator, que ficou surpreso com a estrutura disponibilizada pelo governo, como a facilidade de encontrar quiosques de teste rápido de coronavírus nas ruas.

O ator avisa que foi preciso apresentar também seu comprovante de vacina que, "como o E-SUS estava travado, comprovei com o E-SAÚDE [Plataforma de Saúde Paulistana]".

Na Suíça, o cuidado é absurdo. Chegando lá, a gente ativa uma espécie de passaporte sanitário que precisa ser apresentado em todos os lugares que você for", conta Bruno.

Além da Europa

Durante a turnê do espetáculo "Baixa Terapia", nos Estados Unidos, em 2018, Bruno conta que deixou de dormir para aproveitar as poucas horas livres que tinha para explorar Boston.

"É incrível, fiquei surpreso. A cidade tem muita vida e muitos parques. Achei tudo incrível", descreve.

Outra cidade que o ator recomenda para quem gosta de artes é Nova York, nos Estados Unidos. "Me inspira demais. É uma cidade de ator, com atores e para atores. É onde a minha profissão acontece", descreve.

Bruno Fagundes em Nova York - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Bruno Fagundes em Nova York
Imagem: Reprodução/Instagram

Com esse mesmo espetáculo, o ator passou três meses em Portugal, em apresentações de quarta a domingo, em cidades como Lisboa, Porto e Braga, e nas folgas fazia turismo em destinos próximos.

Eu trabalho para viajar, é o melhor investimento. Estou sempre pronto para viajar", conta.

E enquanto não chega sua próxima viagem, que Bruno gostaria que fosse para a Chapada dos Veadeiros (GO), o ator segue com a cabeça nas alturas, preparando-se para seu próximo trabalho na televisão.