PUBLICIDADE
Topo

Quer começar no mundo dos queijos? Experimente fazer uma ricota caseira

Diferente de outros queijos, ricota pode ser preparada com leite de caixinha - Mariana Veiga
Diferente de outros queijos, ricota pode ser preparada com leite de caixinha Imagem: Mariana Veiga

Gabrielli Menezes

De Nossa

19/01/2022 04h00

Mariana Veiga

Mariana Veiga

QUEM É

A advogada que mora em Bled, na Eslovênia, faz queijos por hobby há 10 anos. Desde o ano passado, ela transmite pelo canal de YouTube seu aprendizado em receitas de brie, gorgonzola, parmesão e por aí vai.

A ricota é o cartão de visita perfeito para quem deseja entrar no mundo dos queijos. Bastam três ingredientes e 20 minutinhos para prepará-la de forma caseira — e ficar contente com o resultado.

"Uma das facilidades é poder usar leite de caixinha. No processo de pasteurização, ele é aquecido a uma temperatura tão alta que fica impossível dar o ponto nos queijos. A ricota é exceção pela textura esfarelada", explica Mariana Veiga, que faz queijos por hobby há 10 anos, a Nossa.

É recomendado para iniciantes. Basicamente, precisa só esquentar o leite a uma temperatura certa (85 graus) e colocar o ácido cítrico".

Ricota caseira - Instachef - Mariana Veiga - Mariana Veiga
Leite talhado: ricota é separada com peneira
Imagem: Mariana Veiga

Quem não tem termômetro deve ficar atento às bolhas de evaporação. "É uma temperatura de quase fervura". Outro truque que ajuda os inexperientes é aquecer o leite em banho-maria para evitar que o líquido queime no fundo da panela.

Depois de ficar quentinho, o leite deve ser talhado com a ajuda de ácido cítrico (facilmente encontrado na internet ou em lojas especializadas em confeitaria). "Vinagre e limão também servem. A diferença é que podem deixar um sabor residual que nem sempre as pessoas curtem".

Ricota caseira - Instachef - Mariana Veiga - Mariana Veiga
Ricota pronta em 20 minutos
Imagem: Mariana Veiga

Nos dois casos, a dica é colocar acidez aos poucos — assim que chegar na proporção correta, o leite talha. Feito isso, fica fácil: é só esperar um pouquinho para drenar a ricota e temperá-la com sal e as ervinhas que gostar.

Confira a receita completa clicando na imagem abaixo:

Ricota caseira

Dificuldade Fácil
20 min
Ver receita completa

A partir do brie

Há 10 anos, quando ainda exercia a profissão de advogada e morava em São Paulo, a atual moradora de Bled, na Eslovênia, fez uma compra internacional que despertaria uma paixão. Era um kit de preparar brie.

Era muito legal. Comecei a fazer para dar de presente para os meus amigos. Eles achavam o máximo".

A partir daí, Mariana não parou e se aventurou por outros tipos: queijo minas frescal, gorgonzola, coalho, muçarela, gorgonzola, gouda... "Sou enjoada para comer, mas para queijo nunca fui chata", conta ela, que aprendeu a cozinhar com a mãe e era fã de "Note e Anote", programa de culinária apresentado por Ana Maria Braga.

Ricota caseira - Instachef - Mariana Veiga - Mariana Veiga
Ricota só com sal...
Imagem: Mariana Veiga
Ricota caseira - Instachef - Mariana Veiga - Mariana Veiga
... ou com temperos como pimenta e orégano
Imagem: Mariana Veiga

Não houve um momento, porém, que o gosto pela gastronomia, em especial pelos queijos, tomou o lugar de profissão. Nem em 2021, quando ela começou a produzir conteúdo para o YouTube com o objetivo de ensinar os colegas como fazer os quitutes durante o lockdown.

"É um momento de lazer. Gosto de fazer quando estou a fim e de compartilhar o resultado com meus vizinhos e no trabalho. Eles ficam ansiosos para provar algo novo".

Ricota caseira - Instachef - Mariana Veiga - Mariana Veiga
Ricota é queijo fácil para iniciantes
Imagem: Mariana Veiga

No canal "Com a Faca e o Queijo na Mão", ela facilita a vida dos iniciantes com receitas adaptadas para a realidade brasileira e oferece kits montados, como aquele de brie que a fez dar o primeiro passo nesse universo.